A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou nesta terça-feira, 27, a premiação das dez equipes com os melhores resultados anuais do município no Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que avalia a qualidade dos serviços de atenção básica ofertada a população a partir de sete indicadores estabelecidos. Na mesma solenidade, realizada no Centro Administrativo, o governo municipal também certificou as unidades de saúde que mais vacinaram e atualizaram as cadernetas de vacinação em 2023.
“Possuímos excelentes indicadores na nossa atenção básica, onde contamos com uma rede de saúde ampla e com profissionais qualificados. Nosso modelo assistencial apresenta um ótimo desempenho. Gravataí caminha para ser a melhor rede de saúde do Rio Grande do Sul”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Durante sua fala, o gestor também ressaltou a importância do eixo estrutural na atenção básica à saúde, tendo em vista as novas unidades de saúde entregues pelo governo municipal – até o momento, três já foram entregues: Itatiaia, Granville e Morada do Vale. Até o final deste ano, serão mais sete, totalizando dez novas, modernas e equipadas unidades de saúde para a população. “É isso o que buscamos sempre: a qualificação dos serviços ofertados aos nossos usuários”, completou, lembrando ainda as recentes entregas realizadas pela Prefeitura de Gravataí em todos os níveis de atenção, como as áreas especializada e hospitalar.
“Temos orgulho de poder mostrar e trazer esses indicadores, que refletem diariamente o esforço diário das nossas equipes de saúde para atingir tais resultados”, enfatizou o coordenador da Atenção Básica da SMS, Luciano Albrecht. Entre os sete tópicos avaliados no ranking do Previne Brasil, estão a proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação, e a proporção de crianças de 1 ano de idade vacinadas na Atenção Primária à Saúde (APS) contra contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B e poliomielite inativada.
Com Índice Sintético Final (ISF) de 8,73, sendo 10 o máximo, Gravataí obteve o melhor resultado entre os dez maiores municípios do RS, o que reflete diretamente na atenção primária, principal porta de entrada dos usuários aos serviços de saúde. As unidades com a melhor média anual foram: 10º lugar: equipe I da unidade de saúde Barro Vermelho; 9º lugar: equipe II da unidade de saúde Princesa Isabel; 8º lugar: equipe III da unidade de saúde Neópolis; 7º lugar: equipe II da unidade de saúde São Judas Tadeu II; 6º lugar: equipe III da unidade de saúde Breno Garcia; 5º lugar: equipe I da unidade de saúde São Marcos; 4º lugar: equipe I da unidade de saúde Itatiaia; 3º lugar: equipe IV da unidade de saúde Águas Claras; 2º lugar: equipe I da unidade de saúde Breno Garcia; e 1º lugar: equipe II da unidade de saúde Breno Garcia.
Vacinação
Na mesma data, também foram certificadas as unidades de saúde que mais vacinaram e atualizaram a caderneta de vacinação da população em 2023. Entre os destaques, está a criação do Comitê de Atividades de Vacinação de Alta Qualidade – AVAQ, criado em setembro de 2023 para elevar a cobertura vacinal em Gravataí. Entre os avanços, destacou-se um curso de capacitação e atualização em sala de vacinas a 65 profissionais da rede municipal de saúde.
Além disso, explicou a coordenadora do Núcleo de Imunizações da Viemsa, Cláudia Sá Freire, está em andamento uma formação a profissionais do Hospital Dom João Becker sobre a vacina BCG, que previne contra as formas mais graves da tuberculose. Assim, o acesso ao imunizante, que deve ser aplicado em recém-nascidos, pode ser ampliado para ser administrado diretamente no hospital.
Gerente do Distrito Rural da SMS, a enfermeira Ritamara Quionha ressaltou as ações realizadas pela Saúde de Gravataí ao longo de 2023 e que impactaram positivamente nos índices de vacinação da população, tais como a disponibilização de imunizantes em eventos como Fearg, Rua Aberta e Feira do Livro, bem como em escolas municipais e estaduais no turno da noite.
A Prefeitura de Gravataí tem trabalhado fortemente junto às equipes das unidades de saúde para ampliar os índices de imunização no município, com medidas como a vacinação para além dos serviços de saúde e a busca ativa de crianças com doses em atraso. Os resultados, conforme dados do Ministério da Saúde até novembro do último ano, têm surtido efeito: somente entre crianças menores de 1 ano de idade, o município atingiu a meta preconizada em oito de dez imunizantes.
Receberam as certificações pelos resultados de vacinação as unidades de saúde Costa do Ipiranga, Granville, Santa Cecília, Águas Claras, São Judas Tadeu, Breno Garcia, Parque dos Anjos, Nova Conquista, Barro Vermelho e Vera Cruz.