Trabalhando há uma semana para reconstruir a cidade, que foi atingida por uma tempestade na última terça-feira, 16, a Prefeitura de Gravataí tem atuado dia e noite para atender as demandas da população. Com espírito de solidariedade, a população tem se unido a esta tarefa e promovido mutirões de limpeza ou agindo de forma independente para acelerar o processo de reconstrução da cidade.
O prefeito Luiz Zaffalon agradece à comunidade pelo empenho e afirma que é desta forma que Gravataí, mais uma vez, se reerguerá.
“Passamos por duas situações parecidas com essa em 2023, uma em junho e outra em setembro. Nos dois momentos contamos com a ajuda da população para reconstruir a nossa cidade e seguir em frente. Agora não é diferente, temos mais de 300 pessoas na rua, trabalhando dia e noite. Com a ajuda destes voluntários, vamos mais longe. Agradeço pelo serviço que está sendo prestado, isso demonstra o amor pela nossa Gravataí”, afirmou.
Para o secretário Flávio Ribeiro, adjunto de Mobilidade Urbana, a ação coordenada pela secretaria de Serviços Urbanos é fundamental para garantir a segurança viária em um momento tão delicado.
“Todo o apoio da população, no sentido de informar a Prefeitura, bem como em participar das ações demonstra o comprometimento para a agilidade nas atividades”, destaca.
Para reconstruir a Gravataí
Na região norte da cidade, a Associação Comercial das Moradas do Vale (Acomov), em parceria com o vereador e empresário Áureo Tedesco, promoveu um mutirão de voluntários, com o objetivo de restaurar a Praça Ambiental, que foi fortemente atingida pelo temporal. A equipe está fazendo a poda e retirada de árvores e galhos da praça e calçadas do entorno.
A vice-presidente da Acomov Rossana Azevedo fez um convite aos moradores e comerciantes para que ajudem nesta mobilização.
“Estamos unidos para organizar nossa praça. E, mesmo que, não possamos resolver de absoluto o problema, iremos renová-la. O local tem sido palco de grandes eventos e também da vida das pessoas que aqui moram. Nós, como comerciantes, não devemos cobrar somente da Prefeitura. Toda a cidade está devastada. Por isso, a gente deve se comprometer também, porque é nossa responsabilidade. A praça, as Moradas e toda a Gravataí pertence a nós”, afirma.
O mutirão começou pela restauração da praça e dará continuidade pelas ruas paralelas das avenidas Alexandrino e Álvares Cabral, até seguir o deslocamento para outros pontos.
“Na medida que vamos conseguindo mais voluntários, mais rápido vamos concluindo os serviços da Praça Ambiental e mais pontos vamos atendendo com a ação”, esclarece.
Moradora do bairro Castelo Branco, Geneci Pereira conta que nunca acompanhou uma situação tão grave como a tempestade da última terça-feira. Para ela, a população, em parceria com a Prefeitura, faz toda a diferença.
“A história poderia ser outra se não fosse pela solidariedade e atitude de alguns moradores, que somaram esforços com as equipes técnicas da Prefeitura. A cidade que a gente sonha começa com cada um de nós fazendo um pouquinho”, relata.
Marília Abreu, moradora da Morungava, afirma que a Prefeitura tem um papel fundamental na articulação das políticas públicas e na coordenação das ações.
“Devemos ter uma visão de parceria, pois a cidade é de todos. E, juntos, os resultados serão mais eficazes e mais rápidos”, avalia.