A prefeitura de Gravataí concluiu nesta terça-feira, 26, o curso gratuito de Planejamento na Gestão Rural para moradores da cidade. A atividade, realizada no Piquete Gaudérios do Itacolomi, na ERS-020, capacitou 12 pessoas em aspectos fundamentais do setor agrícola como gestão, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável das atividades no campo.
“Ficamos muito felizes de proporcionar essas oportunidades para a população. A zona rural de Gravataí é imensa e fundamental para o desenvolvimento da cidade, então é muito importante capacitarmos os gestores das propriedades”, destacou Mari Léia Bastiani, secretária de Desenvolvimento Humano e Capacitação que organizou o evento em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Gravataí.
Com 16 horas de duração, a formação abordou tópicos para o aumento da produtividade, rentabilidade e sustentabilidade das propriedades. Com dinâmicas, os participantes aprenderam conceitos fundamentais de administração, como a identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, assim como a identificação e avaliação dos recursos internos da propriedade.
O curso também contemplou assuntos voltados à verticalização da propriedade, como rotação de culturas, diversificação, escalonamento de época de semeadura, manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas. Os gestores também participaram de atividades para definir objetivos e metas para a propriedade – medidas que têm impacto diário na produtividade e no planejamento financeiro dos produtores.




