Durante a semana, a Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT) apresentou a cidade de Gravataí como referência de avanço nas áreas de tecnologia para entidades e prefeitura de município vizinho.
No evento “Café com Associado”, no Sindilojas, a secretária Selma Fraga abordou a proposta de Plano Brasileiro de Inteligência Artificial 2024-2028 e apresentou o plano “IA para o Bem de Todos”, da SMICT. “Foi feita uma relação entre os programas de inteligência artificial das esferas federal, estadual e municipal com o projeto do LIDAG, que fortalece os investimentos em IA no município.” explicou a secretária.
Em São Leopoldo, a secretária acompanhou a aula aberta do Tecnosinos”, sobre “Desafios do Marco Legal de CT&I no Brasil”. Uma reflexão sobre os avanços e desafios da legislação que impulsiona a inovação no país.
Em uma tarde de trocas de experiências, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação da prefeitura de Canoas, Patrícia Augsten, e sua equipe, foram recebidos na prefeitura de Gravataí para conhecer os programas e projetos desenvolvidos na área de inovação e tecnologia.
Durante a reunião, a secretária Selma Fraga apresentou as estratégias adotadas pelo município para garantir segurança jurídica e fomentar o ecossistema de inovação. “Outro ponto relevante da conversa foi a implementação do Laboratório de Inteligência de Dados (LIDAG) e o incentivo ao empreendedorismo pelo programa Startup Gravataí. O encontro reforça a importância do intercâmbio de boas práticas entre os municípios, promovendo o desenvolvimento tecnológico e econômico na região.