Na noite desta terça-feira, 16, a comunidade de Gravataí foi surpreendida com um forte temporal que atingiu casas, estabelecimentos e instituições de ensino. A Prefeitura de Gravataí, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) está prestando o auxílio necessário às direções das escolas.
Os principais estragos ocorridos nas escolas foram destelhamento, queda de árvores e, consequentemente, danos em mobílias e equipamentos eletrônicos. Até o momento, 40 escolas foram contabilizadas com danos nos telhados e 13 escolas precisarão de serviço de corte, recolhimento de árvores e dos entulhos do destelhamento.
A equipe do setor de manutenção e obras da Smed, com o apoio dos profissionais da empresa Mecanicapina, está tomando as devidas providências para restaurar as condições de uso das instituições.
A secretária de Educação Aurelise Braun está visitando as escolas e auxiliando as direções no trabalho de reconstrução.
“Estamos mapeando as escolas para organizarmos o cronograma de atendimento, visto que muitas delas irão precisar de mão-de-obra e materiais para a reconstrução. Nesse momento, precisamos da compreensão de todos, pois muitas escolas foram atingidas e o atendimento será retomado aos poucos”, avisa.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua foi uma das mais atingidas, tendo grande parte do telhado danificado. A direção da escola recebeu o apoio de uma equipe da Smed, que esteve no local logo após o temporal.
“Agradecemos a pronta atenção da secretária Aurelise, Ceará, Eduardo e Guarda Municipal (GM) ainda na madrugada”, declarou a diretora Margarete Polaczinski.