A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), iniciou na segunda-feira (19) a formação das primeiras famílias acolhedoras habilitadas no município. A iniciativa prepara famílias para acolher temporariamente crianças e adolescentes afastados de suas famílias por medida de proteção, garantindo um ambiente seguro, afetuoso e estruturado.
“Estamos muito orgulhosos deste passo tão importante para nossa cidade. A SMFCAS estará sempre à disposição para apoiar e orientar esse trabalho, que representa uma rede de solidariedade com nossas crianças e adolescentes”, destacou o secretário Leandro Ferreira.
A formação, que ocorre com cinco famílias, teve início com uma dinâmica e palestra sobre os aspectos legais do acolhimento, com presença da juíza da Infância e Juventude Suellen Rabelo Dutra. Estão previstos mais três encontros: sobre Perfil (20/5), Manejo (26/5) e Despedida (31/5).
“Agora damos o primeiro passo com acolhimento em casas, que é dez vezes mais eficaz que em abrigos. Quem passou por violência precisa de afeto”, afirmou o secretário-adjunto Tanrac Saldanha.
O serviço é promovido pela Prefeitura com apoio do Programa Amigo de Valor (Santander) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Famílias interessadas em participar devem ter mais de 24 anos e residir em Gravataí. Informações: (51) 3600-7679 (WhatsApp), [email protected] ou na sede da SMFCAS, na Avenida Itacolomi, 3600.