Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Gravataí intensifica ações de combate à dengue durante o verão

IMG 1179

As altas temperaturas registradas no verão, associadas às chuvas que tradicionalmente ocorrem no período, acendem um alerta e representam um ambiente propício para a proliferação do Aedes aegypti. O momento, reforça a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é de redobrar os cuidados contra a dengue. Cerca de 10 minutos semanais de atenção são eficazes contra a doença, visto que com esse tempo já é possível que a população faça a limpeza de locais onde os mosquitos podem se proliferar. 

“É muito importante que as pessoas façam a sua parte, não deixando água parada, bem como seguindo todas as recomendações preventivas”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito, causando maior disseminação da doença.

A Vigilância em Saúde (Viemsa) de Gravataí promove ações diárias de combate à dengue. Entre elas, estão o atendimento às denúncias, o monitoramento de pontos estratégicos, as ações de educação junto à comunidade e a realização de bloqueios de transmissão vertical, conhecidos como fumacês, em locais com casos confirmados da doença. Além disso, o órgão utiliza, desde o ano passado, a metodologia das ovitrampas em residências, prédios públicos e pontos estratégicos do município – técnica que consiste na colocação de armadilhas que promovem a captura de ovos do mosquito Aedes aegypti.

Alta de casos no verão

Os meses de janeiro, fevereiro e março acendem um alerta ainda maior contra a dengue, quando historicamente há o pico de ocorrências. “Estamos entrando no período crítico da dengue. Convidamos a comunidade para limpar seus pátios e estar atenta aos sinais e sintomas, buscando o atendimento se necessário. A dengue mata, e o município está empenhado em não ter óbitos neste ano”, enfatiza a diretora da Viemsa de Gravataí, Amanda Dipp.

Em 2024, Gravataí confirmou 2.914 casos de dengue, sendo 2.908 contraídos na cidade e seis importados. Houve a notificação de 5.138 casos, dos quais 2.223 foram descartados. Uma pessoa morreu em decorrência da doença na cidade. No Rio Grande do Sul, 54 mortes foram confirmadas em 2023. No ano seguinte, esse número chegou a 281, um aumento de 420% de um ano para outro, o que reacende a importância das medidas de prevenção e combate à dengue. 

Vacinação

A SMS mantém disponível a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos. O imunizante segue sendo disponibilizado em todas as 30 unidades de saúde de Gravataí, com esquema vacinal composto por duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.

Orientações 

Para mais orientações sobre suspeita de dengue, os contatos podem ser feitos pelos telefones (51) 3600 – 7908 e (51) 3600 – 7909. Também é essencial a colaboração de cada morador para que o vetor da dengue seja contido, fazendo com que a localidade esteja resguardada da doença, por meio de medidas como evitar água parada, guardar pneus em locais cobertos e remover folhas e objetos das calhas. 

Como eliminar focos do mosquito transmissor da dengue:

– Mantenha a caixa d’água bem fechada;
– Evite água parada, em qualquer época do ano;
– Preencha os pratos de vasos de plantas com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana; 
– Mantenha piscinas limpas e com água tratada;
– Guarde pneus em locais cobertos;
– Mantenha a lixeira bem fechada e descarte o lixo corretamente;
– Remova folhas e objetos das calhas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais uma vez por semana.

Sintomas da doença (caso apresente alguns destes sintomas, procure uma unidade de saúde mais próxima):

– Dor de cabeça;
– Febre alta, acima de 38ºC;
– Dores musculares e nas articulações;
– Manchas vermelhas na pele;
– Dor atrás dos olhos;
– Náuseas e dores abdominais;
– Em casos mais graves, pode haver hemorragia e perda de líquido.



Total
0
Shares
Anterior
É isso aí CHICO PEREIRA #EP877 Confira o programa de hoje, 15 de janeiro, É ISSO AÍ, com Chico Pereira
capa 877

É isso aí CHICO PEREIRA #EP877 Confira o programa de hoje, 15 de janeiro, É ISSO AÍ, com Chico Pereira

Próximo
Férias escolares são oportunidade para atualização da caderneta de vacinação em Gravataí
IMG 1180

Férias escolares são oportunidade para atualização da caderneta de vacinação em Gravataí

As férias escolares são sinônimo de viagens, brincadeiras ao ar livre, jogos,

Leia também...