O mês de janeiro, além de marcar o início de um novo ano, é conhecido por representar o começo de novos planos, metas e desejos. Na área da saúde, o Janeiro Branco atua com esse propósito: criada em 2014, a campanha realizada anualmente chama a atenção para os cuidados com a saúde mental e emocional da população. Neste mês, unidades de saúde e serviços especializados municipais estão com atividades intensificadas alusivas à temática. Entre as ações, destacam-se grupos de apoio à saúde mental, como o “Os Normais sem Vergonha”, desenvolvido por profissionais de saúde do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas tipo III (Caps AD III) de Gravataí.
“Esse é um grupo masculino sobre autoconhecimento e percepção do eu integral. O nome foi escolhido pelos próprios pacientes, no sentido de que todos somos normais e que qualquer estereótipo ligado à saúde mental fica para o lado de fora do serviço. Não devemos ter vergonha de falar sobre a nossa história e nossos problemas”, destaca o psicólogo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) Leonardo Martines, à frente do grupo, ao lado da técnica de enfermagem Bárbara Jamila da Silva e do acadêmico de Psicologia Davi Vargas.
Nesta quarta-feira, 8, no primeiro encontro do ano do grupo – que reúne cerca de dez homens e teve início em 2023 -, houve uma roda de conversa sobre o que representa o Janeiro Branco e a importância dos cuidados com a saúde mental para o bem-estar e qualidade de vida, assim como um momento para pintura em telas em branco, podendo os pacientes expressarem seus sentimentos e vontades para esse ano. “O primeiro passo para uma boa saúde mental é o autocuidado. A saúde mental está no nosso dia a dia, daí a importância de adotarmos boas práticas de saúde que auxiliam a mente como um todo, como manter uma alimentação saudável, ter um sono adequado, praticar atividades físicas e buscar relações sociais positivas”, explica Bárbara.
“Somos seres humanos como todos os outros, não podemos ter vergonha nem medo de falarmos sobre nossos sentimentos. Me sinto muito bem com o grupo, volto recarregado para casa depois dos encontros. Eles ajudam a superar os problemas que cada um tem”, relata um dos pacientes.
O Janeiro Branco, lembra o psicólogo Leonardo Martines, também é um importante momento para trazer a temática para a reflexão junto à comunidade, serviços de saúde e pacientes, à medida que é uma maneira de oportunizar um espaço de fala e escuta sobre saúde mental. Além disso, a campanha representa um momento fundamental para desmistificar os tabus e estigmas que envolvem o assunto, a fim de criar um ambiente seguro e propício para que a pessoa possa ouvir e expressar suas necessidades.
Como buscar ajuda em saúde mental
Em Gravataí, o atendimento em saúde mental se inicia na Atenção Básica, com as equipes das unidades de saúde, onde é realizado o primeiro acolhimento e, se necessário, o devido encaminhamento para algum serviço especializado. Além disso, os serviços de urgência e emergência também podem ser procurados para atendimentos psiquiátricos e que envolvam risco de vida.
Dentro dos atendimentos em saúde mental, o município conta com Caps, divididos em três tipos principais, separados pelo público-alvo, faixa etária e tamanho da população adstrita. Os Caps são serviços especializados no cuidado em saúde mental de pessoas com transtorno mental grave, que atuam de forma comunitária e territorializada, e que trabalham na perspectiva de cuidado em liberdade e na lógica da equipe multiprofissional, com foco na reinserção social do usuário. Os atendimentos são realizados por acolhimento, por demanda espontânea ou por meio de encaminhamentos via unidades de saúde ou serviços intersetoriais do município.
Caps em Gravataí
Caps i – voltado aos atendimentos de crianças e adolescentes até 18 anos incompletos com transtornos mentais graves e persistentes. Localizado na rua Madre Marta Maria, 35, no bairro Salgado Filho / Contato: (51) 3600-7808 / 3600-7810
Caps II – voltado aos cuidados em saúde mental para adultos com transtornos mentais graves e persistentes. Localizado na rua Adolfo Inácio de Barcelos, 1135 , no bairro Centro / Contato: (51) 3600-7175 / 3600-7170
Caps AD III – voltado aos atendimentos para adolescentes e adultos com transtornos mentais decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas. Localizado na rua Antônio Afonso de Jesus, 85, no bairro Salgado Filho / Contato: (51) 3600-7763
Grupos de apoio à saúde mental integral
Com o intuito de levar saúde e bem-estar, promover práticas integrativas e trabalhar o cuidado e o apoio à saúde mental, a SMS também desenvolve grupos na cidade voltados à promoção da saúde, nos quais são discutidos diversos temas, envolvendo uma grande rede de apoio multidisciplinar em que os partilhantes podem se expressar livremente.
Com exercícios de respiração e meditação, os partilhantes trocam saberes, angústias e desafios de cada um. Atualmente, existem 12 grupos em Gravataí, que funcionam em espaços descentralizados em todo o município e são abertos a qualquer pessoa que queira participar. Mais informações também podem ser verificadas pelo telefone 3600 – 7175 ou junto às unidades de saúde.