Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Gravataí irá pagar piso e conceder reajuste a professores

IMG 6498

Gravataí enviou à Câmara Municipal o projeto de lei que garante o pagamento do piso salarial a todos os professores da rede municipal e ainda concede reajuste salarial aos demais níveis da categoria. A proposta, que substitui o PL 79/2023, foi construída pelo prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, e equipe com o Sindicato dos Professores Municipais de Gravataí.

O novo projeto de lei assegura o piso salarial nacional a cerca de 200 professores que ainda não o recebiam, além de reduzir distorções provocadas por duas leis municipais de 2019 que geravam um efeito cascata impagável na folha de pagamento da educação. Se o projeto for aprovado pelos vereadores, a partir da reposição concedida em janeiro nenhum professor estará recebendo abaixo do piso.

A nova proposta prevê alterar de sete para cinco os níveis da carreira do magistério, garantindo percentual mínimo de reajuste entre cada nível. A cada reajuste do piso (nível 1), a diferença entre os quatro níveis superiores da carreira será definida em 7% em 2024, 8% em 2025, 9% em 2026 e 10% a partir de 2027. O nível 1 compreende curso de nível médio de magistério; o nível 2, graduação no ensino superior; o nível 3, especialização na área da educação; o nível 4, mestrado; e o nível 5, doutorado. 

“Ouvimos as reivindicações dos professores e construímos juntos com a categoria uma proposta viável para os cofres da prefeitura, que valoriza os educadores e nos permite continuar com investimentos na educação e em outras áreas essenciais para nossa cidade, como saúde, segurança e infraestrutura”, avalia o prefeito Zaffalon.

Gravataí aplica cerca de 30% do orçamento em educação, embora a Constituição estipule o mínimo de 25%. Anualmente, a prefeitura fornece uniforme escolar a todos os 28 mil estudantes da rede municipal, além de realizar constantemente reforma de escolas, compra de equipamentos, merenda e material escolar. Atualmente, são 3.144 profissionais na educação.



Total
0
Shares
Anterior
Gravataí forma novos fiscais de trânsito e institui gratificação de risco de vida para o cargo
IMG 6497

Gravataí forma novos fiscais de trânsito e institui gratificação de risco de vida para o cargo

A Prefeitura de Gravataí formou seis novos fiscais de trânsito na manhã desta

Próximo
Placas de trânsito buscam proteger animais silvestres
IMG 6499

Placas de trânsito buscam proteger animais silvestres

Gravataí criou e instalou placas de trânsito para proteger animais silvestres de

Leia também...