Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Gravataí irá valorizar professores da educação infantil e especialistas em educação

gti2

A Prefeitura de Gravataí enviou à Câmara Municipal dois projetos de lei que concedem avanços salariais para professores da rede municipal que atuam na educação infantil e para os especialistas em educação (orientadores e supervisores).

Os PLs 30 e 31/2024 foram construídos pelo prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, em conjunto com as equipes das secretarias de Educação e da Fazenda e com o Sindicato dos Professores Municipais de Gravataí.

A proposta 31/2024 prevê que todos professores da educação infantil receberão o benefício de regência de classe. “Os profissionais que atuam nessa área passarão a receber a regência de classe de 25% sobre o salário do nível 1 dos professores, equivalente a R$ 573,85 atualmente”, explicou a secretária municipal da Educação, Aurelise Braun.

Já o projeto 30/2024 propõe a valorização em cinco faixas para os professores que possuem graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Conforme Aurelise, os vencimentos mensais dos especialistas em educação terão uma diferença de 7% entre os níveis em 2024. “Esses servidores ocupam cargos de orientação e supervisão e terão a diferença entre os níveis reajustada para os próximos anos: 8% em 2025, 9% em 2026 e vai chegar a 10% a partir de 2027”, disse. As propostas devem ser votadas já nesta semana pela Câmara Municipal.

O prefeito de Gravataí afirma que a proposta foi possível por ter origem em uma construção em conjunto com a Secretaria da Fazenda e da Educação com o Sindicato dos Professores.

“É uma proposta que valoriza os educadores e nos permite continuar com investimentos em uma área tão importante para a sociedade como a educação”, avalia Zaffalon.

Para a secretária, que é professora do quadro municipal, as propostas representam uma grande conquista para a educação de Gravataí. “É uma reivindicação de muitos anos dos professores da educação infantil e dos especialistas. Poder valorizar esses profissionais da educação é um momento para comemorarmos”, destacou.

Saiba mais

Atualmente, são 3,1 mil profissionais na educação. Gravataí aplica cerca de 30% do orçamento em educação, embora a Constituição estipule o mínimo de 25%.

Anualmente, a prefeitura fornece uniforme escolar a todos os 28 mil estudantes da rede municipal. Além disso, a partir deste ano, passou a distribuir o Cartão Material Escolar, iniciativa inédita no Estado que possibilita que os itens sejam adquiridos diretamente nas papelarias conveniadas.



Total
0
Shares
Anterior
Startup eleita mais escalável do South Summit Brazil recebeu recursos do governo gaúcho via editais de fomento
rs2

Startup eleita mais escalável do South Summit Brazil recebeu recursos do governo gaúcho via editais de fomento

Lúcia Meirelles é sócia e idealizadora da startup Ostera, que foi premiada na

Próximo
É isso aí CHICO PEREIRA #EP759
Screenshot 9

É isso aí CHICO PEREIRA #EP759

Confira o programa de hoje, 03 de abril, É ISSO AÍ, com Chico Pereira

Leia também...