Nesta semana, Gravataí esteve presente no III Congresso Latino-Americano de Toxicologia Ambiental, Experimental e Nanomateriais, realizado entre os dias 26 e 29 de setembro, em Belo Horizonte (MG). Representando o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Vale de Gravataí e Bons Ventos, a fisioterapeuta Bianca Vieira e a técnica de enfermagem Vanessa Venâncio participaram do evento, que discutiu, entre outros temas, os efeitos da toxicologia no campo da saúde pública.
Ambas participaram de uma oficina do Ministério da Saúde, com o Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST), e outros Cerests do Brasil. “A oficina teve como objetivo propiciar a reflexão sobre o levantamento das necessidades para os trabalhadores expostos às toxicidades”, explica Bianca.
Além disso, foram criados grupos de trabalho específicos para cada temática: caracterização da população exposta aos agrotóxicos, vigilância em saúde e notificações dos casos de intoxicação. Ao final, foi formado um instrumento para subsidiar a construção da análise de situação em saúde, visando à elaboração de diretrizes para o planejamento das ações da vigilância em saúde no âmbito da toxicologia. O evento reuniu representantes das três esferas governamentais e pesquisadores com expertise na área, estudantes e profissionais da área da saúde.
De maneira resumida, toxicologia pode ser definida como a ciência que estuda os efeitos nocivos produzidos pelas substâncias químicas sobre seres humanos, animais e plantas. Conforme a Sociedade Brasileira de Toxicologia, a área também abrange a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de intoxicações, compreendendo o entendimento de mecanismos de toxicidade, avaliação do risco, estudo de antídotos e realização de diagnósticos clínicos, utilizando as análises toxicológicas, em diferentes matrizes.
Cerest
O Cerest Vale de Gravataí e Bons Ventos é o serviço especializado do município responsável por realizar assistência à saúde do trabalhador, planejamento de ações de prevenção e avaliação dos agravos relacionados ao trabalho. A equipe de Gravataí conta com médico do trabalho, médico acupunturista, ortopedista, equipe de enfermagem, psicólogo, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. Demais informações podem ser conferidas pelos telefones (51) 3600-7746 e 3600-7765 e pelo [email protected].