Com o objetivo de melhorar os indicadores do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Gravataí está participando, nesta semana, do 20º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, em Salvador, na Bahia. Com cerca de 3.200 pessoas reunidas, o evento discute caminhos, rumos e pautas relacionadas à educação pública para os próximos 10 anos, de forma a contribuir para a construção de políticas públicas a nível nacional.
“Estar presente em um evento tão importante e dessa magnitude representa poder auxiliar na construção de uma educação de qualidade para toda a comunidade escolar. Certamente isso vai trazer reflexos e impactar de forma positiva para elevar os indicadores do ensino básico de Gravataí”, destaca Aurelise Braun, titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), que também é membro da União dos Dirigentes Municipais de Educação do RS (Undime/RS) e presidente do Fórum de Educação do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal).
O evento, que vai até esta quinta-feira, 30, também discute temas como financiamento da educação básica, caminhos da educação infantil e propostas sobre equidade dentro do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) – recurso destinado pela União às redes de ensino com avanços em indicadores educacionais. Além disso, o encontro aborda tópicos como a valorização dos professores e a educação especial na perspectiva inclusiva.




