A prefeitura de Gravataí promoveu nesta terça-feira, 17, uma atividade de conscientização sobre transtornos alimentares para pacientes que aguardavam atendimento no Centro Municipal de Saúde (CMS). Organizada pelo Centro Especializado em Nutrição e Qualidade de Vida (Cenq), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a ação também esclareceu dúvidas de usuários e distribuiu materiais educativos contendo sinais e sintomas de alerta, além de orientações de onde procurar ajuda no município.
“Essa é a primeira vez que promovemos uma atividade alusiva aos transtornos alimentares, um tema muito importante e que devemos abordar permanentemente. Nosso objetivo foi não apenas explicar para a população o que são esses transtornos, mas, principalmente, auxiliar a identificar os sinais de alerta para prevenir o diagnóstico, especialmente em crianças e adolescentes”, explica a nutricionista Juliana Carneiro, coordenadora do Cenq, serviço especializado que realiza atendimentos ambulatoriais a pacientes com transtornos alimentares.
Os transtornos alimentares são doenças psiquiátricas caracterizadas por alterações nos hábitos alimentares e/ou em comportamentos relacionados à alimentação, que impactam na saúde física e mental, assim como nas relações dos indivíduos. Ligados à insatisfação corporal, três transtornos são mais conhecidos: a anorexia nervosa, a bulimia nervosa e a compulsão alimentar.
Entre os sinais e sintomas de alerta, estão possuir preocupação excessiva com a alimentação e peso; possuir um ritual alimentar; deixar de fazer refeições junto aos familiares e amigos; afastar-se dos amigos e das suas atividades rotineiras; pular refeições e comer pequenas porções; e estar sempre se olhando no espelho a fim de encontrar imperfeições.
Além disso, existem sintomas físicos que devem ser observados, como mudanças visíveis no peso (perda ou ganho), irregularidades menstruais, sensação anormal de frio, pele e cabelos secos, tonturas, desmaios e fraqueza muscular. Identificando alguns destes sinais e sintomas, é fundamental que a população procure a unidade de saúde de referência ou busque acolhimento diretamente no Caps i (para crianças e adolescentes menores de 18 anos) ou Caps II (para adultos).
Obesidade infantil
Neste ano, o Dia Mundial de Conscientização sobre os Transtornos Alimentares, lembrado no dia 2 de junho, completou 10 anos. Também no início deste mês, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização contra a Obesidade Infantil, em 3 de junho. Na oportunidade, foi organizada uma atividade a pacientes no CMS – de maneira lúdica e com um jogo da memória -, de forma a oportunizar conhecimentos e orientações à população sobre as doenças, tendo em vista que as temáticas são relacionadas e estão interligadas pelo assunto da alimentação.
Cenq
O Cenq é um serviço especializado da SMS que promove ações e atendimentos de nutrição, como visitas domiciliares, atendimentos ambulatoriais e grupos de educação alimentar em unidades de saúde, e por meio de programas, como o Programa Viva Mais Leve, a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) e o Programa Saúde na Escola (PSE). Mais informações podem ser conferidas pelos telefones (51) 3600-7751 / 3600-7752 / 3600-7753.




