Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Gravataí recebe Chama Crioula e dá início aos Festejos Farroupilhas

dc9750c3 8b43 4599 a4c5 d36b4fd7d7bd

A Chama Crioula chegou a Gravataí no sábado (23), dando início aos Festejos Farroupilhas e ressaltando a importância da preservação da cultura gaúcha e do compromisso com as raízes tradicionalistas. A cerimônia oficial da centelha foi realizada no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Aldeia dos Anjos, reunindo autoridades públicas locais, tradicionalistas e comunidade em geral. 

“A Chama Crioula representa o espírito do povo gaúcho. São momentos como esse que reforçam a cultura gaúcha em Gravataí, marcando um símbolo das nossas tradições e reforçando a identidade regional e a força das nossas raízes”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Patrick Silva, a chegada da centelha mostra a resistência dos gaúchos. “Hoje é um dia muito feliz para a cultura da cidade. Temos orgulho de ser do Rio Grande do Sul e de manter viva a tradição do nosso povo”, salientou. 

O evento teve início com a saída dos cavalarianos do Parque de Eventos Valecy Cabeleira Bitelo. As cavalgadas também passaram pela Casa de Cultura, dando as boas-vindas ao município, e chegaram ao CTG Rincão da Amizade, com trajetos feitos a cavalo. Após os festejos, houve a posse do Prendado no CTG Rincão da Amizade. 

Ao longo do mês, Gravataí vai receber diversos festejos alusivos ao tradicionalismo gaúcho nos CTGs do município. Neste ano, a Feira do Livro, que ocorre de 15 a 19 de outubro, terá como temática a cultura gaúcha, de modo a fortalecer os costumes característicos da cultura gauchesca.

Também estiveram presentes à cerimônia oficial da chegada da chama o deputado estadual Dimas Costa e os vereadores Anna Beatriz e Bombeiro Batista, assim como cavaleiros e representantes de CTGs de Gravataí.

Sobre a Chama Crioula

Reconhecida oficialmente como patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul, a Chama Crioula é um dos símbolos mais significativos da identidade gaúcha. Sua primeira geração ocorreu em 7 de setembro de 1947, quando um grupo de jovens tradicionalistas, liderado por Paixão Côrtes, retirou uma centelha da Pira da Pátria, em Porto Alegre. 

Mais do que um ritual, a Chama Crioula representa a continuidade histórica e o compromisso das gerações com a preservação da cultura gaúcha. Ela conecta passado e presente, inspirando comunidades a manter vivas as raízes que moldam a identidade do Rio Grande do Sul.



Total
0
Shares
Anterior
Dez benefícios do limão para a saúde

Dez benefícios do limão para a saúde

Versátil e presente em muitas receitas, o limão é uma das frutas mais ricas em

Próximo
Fogo Simbólico chega na Prefeitura de Gravataí
7407659e 3d2e 4510 83f7 657cb42d4c7a

Fogo Simbólico chega na Prefeitura de Gravataí

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 21, a solenidade de recepção do Fogo

Leia também...