Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Gravataí revive em 2025 uma tradição que começou em 1859: a Festa do Divino Espírito Santo

WhatsApp Image 2025 06 08 at 14.50.00

A manhã deste domingo (8) foi marcada por fé, tradição e emoção no centro de Gravataí. Realizada pela Paróquia Nossa Senhora dos Anjos, a tradicional Festa do Divino Espírito Santo — considerada por muitos a mais antiga e simbólica da cidade e da região — voltou a reunir centenas de fiéis em celebração na Igreja Matriz, perpetuando uma história que teve seu primeiro registro em 1859.

A programação iniciou com a Santa Missa das 8h e seguiu às 10h com a Missa Solene e a tradicional Procissão do Divino ao redor das praças centrais. A Igreja Matriz ficou completamente tomada por fiéis que participaram com profunda devoção. As celebrações foram presididas pelo pároco da paróquia, padre Léo Hastenteufel, que conduziu os ritos com reverência, espiritualidade e palavras que ressaltaram o poder transformador do Espírito Santo na vida da Igreja e de cada fiel.

“Somente Deus pode expulsar do homem o espírito do mal, da covardia, do medo, da indiferença, do desânimo. Infunde vida e esperança. Inflama o coração humano que resulta na paz e no perdão. Que cada cristão abra o coração à ação do Espírito”, dizia a mensagem partilhada com os fiéis durante a celebração.

Após a procissão, mais de 500 pessoas participaram do tradicional almoço de confraternização, que ocorreu em clima de acolhida e partilha.

Os imperadores da festa deste ano foram os fiéis Maurício Dutra e Dolores Cauduro — carinhosamente conhecida como Loli — que assumiram com alegria e responsabilidade a missão de representar essa devoção centenária. O casal Sérgio Porto foi anunciado como os próximos imperadores, assumindo o compromisso de conduzir a festa em 2026.

Entre as relíquias expostas nesta edição, um dos destaques foi a exibição de um cartão original da Festa do Divino realizada em 1907, acompanhado de uma fotografia histórica da mesma celebração, preservando a memória e reafirmando a força dessa tradição que atravessa gerações.

image

A Festa do Divino Espírito Santo é, antes de tudo, uma celebração da esperança, da renovação e da presença viva de Deus por meio de seu Espírito. “Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda face renovai!”, entoaram os fiéis em uníssono, mantendo viva a chama da fé que segue iluminando Gravataí desde o século XIX.



Total
0
Shares
Anterior
Cristian Wasem visita modelo de habitação em Porto Alegre para novo projeto em Cachoeirinha
Screenshot

Cristian Wasem visita modelo de habitação em Porto Alegre para novo projeto em Cachoeirinha

Na última quarta-feira (4), o prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wasem, esteve

Próximo
Curso de Retroescavadeira forma 15 mulheres em Gravataí e promove igualdade de gênero na construção civil
IMG 3877

Curso de Retroescavadeira forma 15 mulheres em Gravataí e promove igualdade de gênero na construção civil

Com o objetivo de qualificar a população para o mercado de trabalho, a

Leia também...