Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Gravataí se destaca com nova Central de Polícia moderna e acessível

IMG 6911

Nos últimos meses, a mídia tem noticiado amplamente as condições precárias das sedes das polícias em Porto Alegre e em outras cidades do Rio Grande do Sul. Reportagens da RBS TV e de outros veículos destacam a falta de estrutura e recursos em diversas delegacias, comprometendo a qualidade do atendimento à população e a eficiência dos serviços prestados.

Contrapondo esse cenário, Gravataí se destaca como exemplo de gestão pública eficiente e comprometida com a segurança e o bem-estar de seus cidadãos. A cidade inaugurou, em dezembro de 2022, a nova Central de Polícia, um complexo moderno e acessível que concentra diversos serviços da Polícia Civil. Localizada na Avenida Jorge Amado, no bairro São Vicente, a estrutura abriga a 1ª Delegacia de Polícia, a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, a Delegacia da Mulher, o Departamento de Homicídios e a 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, além de um posto do Instituto de Identificação operado por funcionários da prefeitura .

A realização desse projeto foi possível graças a uma parceria entre o poder executivo municipal, representado pelo prefeito Luiz Zaffalon, o Estado do Rio Grande do Sul e o empresário Énio Pacheco, proprietário do terreno onde a central foi construída. Pacheco investiu R\$ 1 milhão na obra e optou por um aluguel com valor acessível para o município e o Estado, facilitando a implementação do projeto sem comprometer o orçamento público .

Além das delegacias mencionadas, a nova central oferece uma série de serviços à comunidade. Conta com uma Sala das Margaridas, destinada ao acolhimento de vítimas de violência doméstica, banheiros adaptados, auditório próprio, salas para apreensão de materiais e um posto de identificação vinculado ao Instituto Geral de Perícias (IGP). Essa infraestrutura moderna e funcional garante um atendimento de qualidade e respeitoso às necessidades da população .

A antiga sede da 1ª Delegacia de Polícia, localizada no centro de Gravataí, foi desativada e dará lugar a um complexo de saúde, incluindo uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e a Farmácia Municipal. Essa transformação demonstra o compromisso da gestão municipal em otimizar os espaços urbanos, promovendo a saúde e o bem-estar da comunidade .

Em um contexto onde muitas cidades enfrentam desafios na área de segurança pública, Gravataí se destaca como exemplo de planejamento, parceria e eficiência na gestão pública. A nova Central de Polícia é um reflexo do compromisso da cidade com a segurança e qualidade de vida de seus cidadãos, mostrando que é possível aliar modernidade, acessibilidade e eficiência no serviço público.

A delegada Nadine Anflor, então chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, também foi peça fundamental para a concretização do projeto, articulando junto ao Estado e contribuindo para que a nova Central de Polícia fosse implantada de forma ágil e eficiente.



Total
0
Shares
Anterior
É isso aí CHICO PEREIRA #EP968 Confira o programa de hoje, 13 de agosto, É ISSO AÍ, com Chico Pereira
CAPA 968

É isso aí CHICO PEREIRA #EP968 Confira o programa de hoje, 13 de agosto, É ISSO AÍ, com Chico Pereira

Próximo
Réplica da estátua do Laçador na Freeway, em Gravataí, chama atenção de motoristas
c256295e 103a 4dbb 923d 4fbe253e666e

Réplica da estátua do Laçador na Freeway, em Gravataí, chama atenção de motoristas

Uma réplica da famosa estátua do Laçador foi erguida, em fibra de vidro, em um

Leia também...