Com o setor imobiliário em constante ascensão, Gravataí se destaca como a 4ª cidade gaúcha que mais arrecada em Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), ficando atrás apenas de Porto Alegre, Caxias do Sul e Gramado. A Secretaria Municipal da Fazenda, Planejamento e Orçamento (SMFPO) realiza entre 40 e 50 transmissões por dia, o que representa uma média mensal de R$ 3,5 milhões em arrecadação.
O ITBI é pago pelo comprador para registrar a transmissão ou cessão de bens imóveis no Registro de Imóveis. O cálculo pode ser feito on-line, no site da Prefeitura, por e-mail ou telefone. Pelo link https://gravatai.atende.net/cidadao/pagina/itbi, é possível emitir guias, simular valores e apresentar recursos.
A eficiência no processo é resultado da atuação conjunta entre a SMFPO e o Grupo de Trabalho Multifinalitário (GTM), formado por auditores e auxiliares que realizam vistorias, laudos e avaliações. Segundo a diretora de tributos imobiliários, Glória Mattos, o destaque de Gravataí se deve à localização estratégica e ao forte polo industrial. “Desde as enchentes, os cidadãos perceberam o quanto Gravataí é privilegiada pela localização e segurança, sendo considerada um dos municípios menos prejudicados com as chuvas”, afirmou.
Os números e potencialidades do município podem ser conferidos na plataforma Invest Gravataí, que reúne informações sobre arrecadações, investimentos e oportunidades de negócios.




