Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Gravataí zera fila de espera para atendimentos de fisioterapia domiciliar

IMG 8689

Proporcionar maior independência, autonomia e segurança ao paciente está entre os principais benefícios da fisioterapia domiciliar. Ciente disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) zerou a fila de espera para os atendimentos na especialidade, que impactam diretamente na recuperação e na qualidade de vida do paciente. Ações como esta fazem parte do Avança Atenção Especializada, programa do governo municipal que objetiva ofertar mais consultas, exames e procedimentos à população que acessa os serviços da rede de saúde municipal.

“O paciente se sente mais confortável e seguro por estar em um ambiente conhecido, sem a necessidade do deslocamento até uma clínica e com a possibilidade de estar dentro da sua rotina, em contato com a família e seus hábitos. Isso auxilia na recuperação, levando mais segurança e tranquilidade aos atendidos e seus familiares”, comenta a fisioterapeuta Mirela Alves.

Por meio de contrato com prestador de serviço, são ofertadas 486 sessões de fisioterapia domiciliar mensalmente em Gravataí. Os atendimentos, explica Mirela, vão desde casos mais graves, como doenças neurológicas, à reabilitação de procedimentos cirúrgicos ou respiratórios, assim como pacientes acamados ou que não tenham condições físicas para deslocamento. É o caso da dona Renita, de 70 anos, que recebe os atendimentos a domicílio há cerca de três meses e tem percebido importante evolução no seu quadro de saúde, após uma fratura no fêmur.

“Quanto mais rápida a intervenção, maiores as chances de acelerar a recuperação e diminuir os riscos à saúde provenientes da condição de saúde mais debilitada”, complementa a fisioterapeuta.

Fluxo de atendimento

O fluxo de atendimento é semelhante aos demais atendimentos da rede especializada de saúde de Gravataí. O primeiro contato ocorre com a unidade de saúde de referência do usuário. Após isso, o posto de saúde solicita os atendimentos via Sistema de Encaminhamentos para Especialidades Médicas (Sisem). Por fim, a SMS faz a regulação e o agendamento conforme a prioridade e o número de vagas.



Total
0
Shares
Anterior
Caps i de Gravataí trabalha importância da arte e da convivência no processo do bem-estar mental
IMG 8690

Caps i de Gravataí trabalha importância da arte e da convivência no processo do bem-estar mental

Voltada para conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde mental, a

Próximo
Luiz Zaffalon assina decreto que confirma aumento de salário dos profissionais da educação
IMG 8688

Luiz Zaffalon assina decreto que confirma aumento de salário dos profissionais da educação

O prefeito Luiz Zaffalon assinou, na primeira semana do ano, o decreto 21

Leia também...