Grupo de convivência Plantando o que se Colhe fortalece vínculos e promove saúde na unidade Parque dos Anjos

Screenshot
Screenshot

Desenvolvido mensalmente na unidade de saúde Parque dos Anjos, o grupo de convivência Plantando o que se Colhe promove ações coletivas que mantêm a comunidade ativa e contribuem para a qualidade de vida e o bem-estar dos participantes. Os encontros reúnem cerca de 40 pessoas e abordam temas como saúde mental, estímulo ao autocuidado, atividades físicas, leitura e conhecimento de diferentes culturas.

“O grupo tem o objetivo de promover a saúde, aproximar e criar vínculo com os pacientes e trocar experiências. Pensando nisso, também buscamos criar hábitos mais saudáveis, oferecer apoio e diminuir o isolamento social. Esse fortalecimento entre a comunidade e a unidade de saúde tem trazido respostas extremamente positivas”, destaca a agente comunitária de saúde Luciane Bernardo Gomes.

Para 2026, novas ações já estão programadas, sempre com foco no cuidado com o próximo e no fortalecimento de vínculos. Além de Luciane, também estão à frente do grupo as agentes comunitárias de saúde Mônica Maciel Meireles, Inês Aparecida Carbonera, Daniela Message Chida e Cristiane Ribeiro de Oliveira, além da técnica de saúde bucal Paula Camargo Oliveira.

“É muito bom nos reunirmos para ouvir as palestras e confraternizar. Para mim, esses encontros são como uma reunião de família. Só tenho a agradecer a todos que contribuíram e contribuem para que esse grupo continue na ativa”, afirma Maria Machado Rodrigues, participante do grupo.

No início de dezembro, ocorreu o último encontro de 2025. Na ocasião, um bingo foi realizado como atividade para ativar e estimular a memória, com a participação de diversos públicos, de crianças a idosos. Também houve dinâmica com música, entrega de materiais educativos de saúde e distribuição de kits de saúde bucal.

A unidade de saúde Parque dos Anjos também conta com o grupo de famílias atípicas Amor que Fortalece. Mãe atípica, a paciente Laurinda Aparecida participa ativamente dos encontros. “Quero parabenizar as responsáveis pelo grupo. A gente se sente acolhida e amada aqui. Precisamos de um momento para nós, porque muitas vivem 24 horas em função dos filhos. Nesses encontros, a troca de experiências faz toda a diferença”, relata.

Os encontros ocorrem na própria unidade, localizada na Rua Cincinato Jardim do Vale, nº 207, no bairro Caça e Pesca. O grupo é aberto à população em geral, sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas diretamente na unidade de saúde ou pelo telefone (51) 3600-7823.



Total
0
Shares
Anterior
Conab publica editais e confirma leilões para escoamento de arroz e trigo no Sul
Screenshot

Conab publica editais e confirma leilões para escoamento de arroz e trigo no Sul

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou nesta segunda-feira (15)

Próximo
Gravataí forma novos profissionais em impermeabilização predial com borracha líquida
Screenshot

Gravataí forma novos profissionais em impermeabilização predial com borracha líquida

Gravataí passou a contar com novos profissionais qualificados na área de

Leia também...