A grande aposta de Gravataí segue sendo a criação de pequenos distritos e condomínios industriais em áreas pertencentes ao poder público para ampliar a produção na região.
Com 1,5 mil metros quadrados para cada operação, um grupo de dez empresas, que atuam em atividades como automação, caldeiraria, manutenção industrial, usinagem e balanceamento para outras indústrias, planejam investir R$ 14 milhões para erguer o novo distrito no Bairro Neópolis, limite entre Gravataí e Cachoeirinha, nos arredores da rodovia ERS-118, em um espaço adequado à atividade industrial.
A mais recente das áreas foi vendida para o grupo e entregue no fim do mês de fevereiro. São oito indústrias que já atuavam na cidade, mais duas provenientes de Esteio e Cachoeirinha.
Desde 2010 este grupo de empresas buscava uma área mais adequada à ideia de expansão desses negócios, uma vez que elas estavam instaladas ou em regiões residenciais ou em locais que não permitiam o crescimento.
A perspectiva é de que em dois anos as empresas estejam atuantes naquela área. Foi o segundo local entregue pelo município, em um projeto iniciado em 2024 – justamente após as inundações no Estado.