A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública (Smasp), acompanhou na última segunda-feira, 18, a formatura da Guarda Municipal de Carlos Barbosa. Ministrado pela Coordenadoria de Ensino de Gravataí, foram 1.400 horas/aula com um currículo abrangente, focado principalmente no policiamento preventivo e comunitário.
A Guarda Municipal de Gravataí, por meio de sua Coordenadoria de Ensino, desenvolveu nos últimos anos o Curso de Formação de Guardas Municipais, que possui uma formação que atende os requisitos mínimos exigidos pela matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp).
O curso avança pedagogicamente sobre os quinze incisos do artigo 5º da Lei nº 13.022/2014 (Estatuto Nacional das Guardas Municipais), preparando efetivamente os agentes municipais de segurança pública para o amplo enfrentamento das árduas rotinas da manutenção, do restabelecimento e do melhoramento da ordem público nos ambientes urbano e rural das cidades.
Com isso, a Guarda Municipal de Gravataí tornou-se referência em termos de formação; razão pela qual, por meio de convênios, protagonizou as formações de agentes nas cidades de Imbé, Tramandaí, Campo Bom, Bagé, Rio Grande, Carlos Barbosa e outras mais.
“Ficamos muito honrados em recebê-los e apoiá-los nessa trajetória”, declara Emílio Teixeira, secretário da Smasp.
Em 2024 os instrutores de Gravataí formarão uma nova turma para Campo Bom e uma turma para Nova Santa Rita. “Será com satisfação e responsabilidade que a força pública municipal de Gravataí tratará de atendê-los, honrando seu lema: servir e proteger”, completa.