A Guarda Municipal de Gravataí salvou, na tarde do último domingo, 14, um menino de dois anos, que estava engasgado com uma moeda. A guarda Denise e o guarda Romário faziam ronda na Avenida dos Estados, quando o padrinho da criança, Bruno, abordou a viatura, contando que Lorenzo havia engolido o objeto e não estava respirando.
Ao encontrarem a criança, Denise executou a manobra de Heimlich, desengasgando Lorenzo e fazendo-o voltar a respirar. A técnica é usada para tratar a asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho. Os movimentos feitos durante a manobra induzem uma tosse artificial, a fim de eliminar qualquer corpo estranho que esteja obstruindo as vias respiratórias.
Após o atendimento, a Guarda Municipal levou Lorenzo até a UPA, para que pudesse ter o atendimento médico o mais breve possível. Ao chegar no local, o menino já respirava e foi atendido pelo médico pediatra.
Durante o domingo o menino foi transferido para o hospital Santo Antônio, em Porto Alegre, mas não expeliu a moeda. Ele recebeu alta durante a madrugada.
“Sem palavras para o trabalho da Guarda Municipal, como um todo. São heróis, salvaram meu filho”, relata o pai de Lorenzo, Silnei da Rosa.
Treinamento
Os agentes da Guarda Municipal de Gravataí, órgão da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública (Smasp), da Prefeitura de Gravataí, recebem capacitação constante para agir em diferentes situações, incluindo o atendimento de casos de emergência envolvendo saúde.