No Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, Gravataí fez história ao instaurar a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara de Vereadores na presidência do vereador Alison Silva (foto)
Em uma cerimônia marcante e repleta de autoridades relacionadas à proteção e garantia de direitos das mulheres, as vereadoras Anna Beatriz e Márcia Becker tomaram posse como novas procuradoras. Seus mandatos vão até o final de 2024.
A Procuradoria tem como principal objetivo defender e promover a igualdade de gênero, a autonomia, o empoderamento e a representação das mulheres, além de combater todas as formas de discriminação e violência contra mulheres e meninas.
O contexto em que a Procuradoria é criada é alarmante, já que Gravataí enfrenta altos índices de violência contra as mulheres.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, somente em 2022, foram registradas 675 ameaças, 392 lesões corporais, 98 estupros, 6 feminicídios tentados e 3 feminicídios consumados.
Já entre janeiro e setembro deste ano, houve 589 ameaças, 316 lesões corporais, 79 estupros e 5 feminicídios tentados na cidade.
Mesmo antes da cerimônia, a Procuradoria Especial da Mulher já atendia alguns casos de violência, como o assédio sexual contra uma servidora da Prefeitura de Gravataí, cometido por um ex-secretário do governo Zaffalon.
O momento mais emocionante do evento de ontem foi a inauguração da sala Aura Tamaris de Vargas, que abrigará a Procuradoria.
A sala leva o nome de uma das vítimas de feminicídio mais conhecidas da cidade, que foi assassinada pelo companheiro em agosto de 2021, deixando três filhos.
“Aura Tamaris de Vargas é o nome de várias outras mulheres que muitas vezes não conseguem ter a coragem e não se sentem seguras para falar sobre o que estão passando. O amor não mata” ressaltou Sara Mastella, irmã da homenageada.
A nova Procuradora Anna Beatriz destacou: “Essa foi a forma que encontramos de prestar uma homenagem que não queríamos prestar. Mas que servirá para que a memória de Tamaris fique viva na nossa cidade e que ela seja um símbolo constante de combate à violência contra a mulher”.
A Procuradoria Especial da Mulher já está em funcionamento na Câmara de Vereadores (Av. José Loureiro da Silva, 2597). Contate as procuradoras pelo telefone (51) 3484.8896 ou pelo e-mail [email protected].