Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Instaurada a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara de Vereadores de Gravataí

WhatsApp Image 2023 10 11 at 12.20.55

No Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, Gravataí fez história ao instaurar a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara de Vereadores na presidência do vereador Alison Silva (foto)

Em uma cerimônia marcante e repleta de autoridades relacionadas à proteção e garantia de direitos das mulheres, as vereadoras Anna Beatriz e Márcia Becker tomaram posse como novas procuradoras. Seus mandatos vão até o final de 2024.

A Procuradoria tem como principal objetivo defender e promover a igualdade de gênero, a autonomia, o empoderamento e a representação das mulheres, além de combater todas as formas de discriminação e violência contra mulheres e meninas.

O contexto em que a Procuradoria é criada é alarmante, já que Gravataí enfrenta altos índices de violência contra as mulheres.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, somente em 2022, foram registradas 675 ameaças, 392 lesões corporais, 98 estupros, 6 feminicídios tentados e 3 feminicídios consumados.

Já entre janeiro e setembro deste ano, houve 589 ameaças, 316 lesões corporais, 79 estupros e 5 feminicídios tentados na cidade.

Mesmo antes da cerimônia, a Procuradoria Especial da Mulher já atendia alguns casos de violência, como o assédio sexual contra uma servidora da Prefeitura de Gravataí, cometido por um ex-secretário do governo Zaffalon.

O momento mais emocionante do evento de ontem foi a inauguração da sala Aura Tamaris de Vargas, que abrigará a Procuradoria.

A sala leva o nome de uma das vítimas de feminicídio mais conhecidas da cidade, que foi assassinada pelo companheiro em agosto de 2021, deixando três filhos.

“Aura Tamaris de Vargas é o nome de várias outras mulheres que muitas vezes não conseguem ter a coragem e não se sentem seguras para falar sobre o que estão passando. O amor não mata” ressaltou Sara Mastella, irmã da homenageada.

A nova Procuradora Anna Beatriz destacou: “Essa foi a forma que encontramos de prestar uma homenagem que não queríamos prestar. Mas que servirá para que a memória de Tamaris fique viva na nossa cidade e que ela seja um símbolo constante de combate à violência contra a mulher”.

A Procuradoria Especial da Mulher já está em funcionamento na Câmara de Vereadores (Av. José Loureiro da Silva, 2597). Contate as procuradoras pelo telefone (51) 3484.8896 ou pelo e-mail [email protected].



Total
0
Shares
Anterior
É isso aí CHICO PEREIRA #EP684
Screenshot 3

É isso aí CHICO PEREIRA #EP684

Confira o programa de hoje, 11 de outubro, É ISSO AÍ, com Chico Pereira

Próximo
É isso aí CHICO PEREIRA #EP685
Screenshot 2

É isso aí CHICO PEREIRA #EP685

Confira o programa de hoje, 12 de outubro, É ISSO AÍ, com Chico Pereira

Leia também...