A Câmara Municipal de Gravataí, por meio da mesa diretora, considerando o Decreto Estadual nº 57.596, que “declara estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul afetado pelos eventos climáticos de chuvas intensas”, e o Decreto Municipal nº 21.627, de 30 de abril de 2024, que “declara situação de emergência no município, em razão das chuvas intensas”, convocou a reunião especial na sala da presidência para instituir o “Gabinete de Crise Climática”, no âmbito da Câmara de Vereadores de Gravataí, de caráter provisório.
O Gabinete de Crise Climática terá como objetivos: diálogos e sugestões às demais instâncias do Poder Público; traçar objetivos e metas; fiscalizações in loco; reuniões emergenciais e demais medidas pertinentes às atribuições da Câmara de Vereadores.
Para o presidente da Câmara e coordenador do Gabinete de Crise, após a suspensão da Sessão Ordinária desta quinta-feira, 02, a mesa diretora, juntamente com os demais vereadores, decidiu criar o gabinete de Crise Climática e destinar um repasse para a Prefeitura de Gravataí para ser utilizado no combate às enchentes.
“Coloquei a Câmara de Vereadores à disposição para arrecadação de alimentos, produtos de higiene pessoal, agasalhos e roupas de cama. Nesse momento, devemos unir forças. Estou frequentemente em contato com o Prefeito, para que o mais breve possível, possamos retornar à normalidade em nosso município”, ressalta o Vereador Alex Peixe.
Além do valor que será repassado à Prefeitura de Gravataí, o grupo de trabalho retornará nesta segunda-feira, 6, para a realização de uma nova avaliação sobre o estado atual do município e quais novas medidas serão tomadas.