Com o objetivo de prevenir e conscientizar sobre as hepatites virais, a campanha Julho Amarelo destaca a importância da testagem precoce e do controle e tratamento de alguns tipos das doenças. As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando desde alterações leves no organismo até quadros mais graves. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça que existem vacinas disponíveis na rede municipal de saúde para as hepatites A e B, constituindo a principal forma de prevenção e proteção contra as enfermidades.
A hepatite B, por exemplo, pode ser transmitida por via sexual e contato sanguíneo, assim como de mãe para filho durante a gestação ou parto – sendo esta última denominada de transmissão vertical. A melhor forma de prevenir a hepatite B é a vacina, disponível em todas as 30 unidades de saúde municipais. Embora não haja cura para a doença, existe tratamento, que visa reduzir o risco de progressão da doença e suas complicações.
Outras formas de prevenção da doença incluem usar preservativos em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos pessoais, como lâminas de barbear, escovas de dente, material de manicure e pedicure e equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings. À disposição em todas as 30 unidades de saúde, os testes rápidos ajudam na identificação da doença.
Outra enfermidade que pode ser detectada com a testagem rápida é a hepatite C. Não há vacina para a doença, o que reforça as medidas de prevenção e da realização dos testes rápidos, que também identificam sífilis e HIV. Seguros, os testes são realizados em menos de 30 minutos e, em caso, de resultado positivo, os serviços de saúde realizam o encaminhamento o mais rápido possível para assistência médica e início do tratamento.
Ciente disso, a SMS tem ampliado as ações de saúde para escolas no município no turno da noite, quando são ofertadas atividades como vacinação e testes rápidos aos alunos, professores e funcionários das instituições de ensino. Nos meses de julho e agosto, as ações estarão concentradas em ao menos 11 escolas estaduais.
Julho
– 2/7: EEEM Emília Viega da Rocha
– 4/7: EEEM Heitor Villa Lobos
– 9/7: EEEM José Maurício
– 11/7: EEEM CIEP – Morada do Vale I
– 16/7: EEEM Padre Nunes
– 18/7: EEEM Ponche Verde
Agosto
– 6/8: CE Professor Nicolau Chiavaro Neto
– 13/8: EEEM Professora Maria Josefina Becker
– 15/8: EEEM Professora Sonia Maria Rangel Paim
– 20/8: EEEM Tuiuti
– 22/8: EEEM Frei Velloso
Sintomas e prevenção das hepatites virais
Conforme o Ministério da Saúde, alguns sintomas mais comuns das hepatites virais são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras. A prevenção das hepatites B, C e D requer atitudes e práticas seguras, como o uso adequado de preservativos durante as relações sexuais e o não compartilhamento de instrumentos perfurocortantes e objetos de higiene pessoal, como lâminas de barbear ou depilar.
Para a prevenção das hepatites A e E, por sua vez, as medidas preventivas compreendem melhorias no saneamento básico, o que inclui evitar contato com água contaminada e higienizar os alimentos antes do consumo.
SAE
Localizado na Rua Ernesto Fonseca, 35 – Centro, o SAE é uma unidade assistencial de caráter ambulatorial que propicia o vínculo da pessoa vivendo com HIV, hepatites virais e tuberculose com uma equipe multiprofissional. O serviço presta atendimento multiprofissional, com atendimentos médicos, de enfermagem, de serviço social e de psicologia, assim como assistência farmacêutica e laboratorial aos pacientes vinculados ao serviço.
Os pacientes podem ser encaminhados via unidades de saúde ou procurarem atendimento diretamente no local, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser conferidas pelos telefones (51) 3600 – 7780 e (51) 3600 – 7778.