Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Laboratório do Becker amplia parque tecnológico e garante exames em Gravataí

1ff5481e eb19 4b8b 89f9 fe36b2070c66

Os exames de coagulação são fundamentais para diagnosticar diversas condições importantes no sangue dos pacientes. O laboratório do Hospital Dom João Becker adquiriu mais um equipamento com tecnologia avançada para esse tipo de análise. O Sysmex CA 660 já está em funcionamento ao lado do seu “irmão gêmeo”, garantindo não só a duplicação da autonomia nas análises, mas também um sistema de backup para os exames realizados em Gravataí. Antes, em caso de pane no único equipamento, era necessário enviar a amostra para Porto Alegre, um desafio visto que o tempo é um fator determinante para o sucesso da análise.

O Sysmex CA 660 é utilizado para detectar, monitorar e investigar diversas condições, tais como distúrbios hemorrágicos e doenças trombóticas, além de permitir a avaliação pré-operatória e o acompanhamento de terapias com anticoagulantes. “Em média, realizamos cerca de 2.500 exames de coagulação (TP, KTTP, fibrinogênio e D-dímeros) por mês. Mas, mais relevante do que ampliar a capacidade, foi resolver a fragilidade de não contar com um sistema de backup para esse tipo de análise em nosso hospital”, explica a supervisora do laboratório do Dom João Becker, Gabriela Hahn.

Anteriormente, em casos de paradas, era necessário acionar o plano de contingência e encaminhar os exames ao laboratório central da Santa Casa, em Porto Alegre. No entanto, esse processo se tornava bastante desafiador, devido à estabilidade limitada da amostra, de apenas quatro horas. Com os dois equipamentos em uso na rotina, também foi possível ampliar a oferta do exame de d-dímeros, que antes era realizado apenas no turno diurno e agora pode ser executado conforme a demanda.

O Laboratório do Dom João Becker atende pacientes não só do hospital, mas também das duas UPAs de Gravataí. Ao todo, são mais de 70 mil análises por mês. A unidade possui selo “Padrão Diamante”, certificado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), que atesta a excelência dos serviços laboratoriais por meio de auditorias em cerca de seis mil laboratórios em todo o país.



Total
0
Shares
Anterior
Transmissão da Covid-19 volta a crescer em Gravataí e pacientes suspeitos de contaminação são isolados no Becker
IMG 8314

Transmissão da Covid-19 volta a crescer em Gravataí e pacientes suspeitos de contaminação são isolados no Becker

A Região Metropolotana de Porto Alegre teve aumento no número de casos de

Próximo
Em visita a Cachoeirinha, vice-governador falou de investimentos no Padre Jeremias, Irga e Casa de Cultura
a8336be9 1780 4318 852c b1de59cd4fee

Em visita a Cachoeirinha, vice-governador falou de investimentos no Padre Jeremias, Irga e Casa de Cultura

O vice-governador Gabriel Souza esteve em Cachoeirinha, onde apresentou o painel

Leia também...