Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Livro retratando a migração açoriana no RS será lançado na Casa dos Açores de Gravataí

WhatsApp Image 2025 05 12 at 13.24.42

No próximo dia 28 de maio, às 19h30, acontece o lançamento do livro “Dos Açores às Terras dos Confins e ao Território de Ninguém”,
de autoria de Letícia Vieira Braga da Rosa, na Casa dos Açores do Rio Grande do Sul (Caergs), em Gravataí. No evento será realizado a entrega oficial dos exemplares da obra ao Governo dos Açores.

A obra é fruto do estudo voltado especialmente ao grupo “açoriano-carolino”, que se refere aos imigrantes que, após a invasão espanhola à vila do Rio Grande em 1763, foram levados ao território espanhol, atual Uruguai, para fundar o povoado de San Carlos, na região de Maldonado. Após 1777, com o Tratado Preliminar de Santo Ildefonso, o grupo retornou ao domínio português, sendo que uma parte passou a ocupar o chamado “Território de Ninguém”.

O “Território de Ninguém” designava a faixa entre os rios Piratini e Jaguarão, mantida como zona neutra diante da disputa de limites entre Portugal e Espanha. Apesar de oficialmente as Coroas Ibéricas proibirem sua ocupação, ignorando a presença dos povos originários, foi para essa região que afluíram muitos dos regressados de San Carlos, incentivados pelas autoridades portuguesas.

A proposta da pesquisa é localizar os “Casais do Número” que deixaram os Açores no século XVIII e deram origem às famílias açoriano-carolinas, cadastrando esse grupo no Repositório Genealógico da Casa de Sarmento, uma base de dados de acesso aberto, disponível para consulta pública através do site https://porgener.csarmento.uminho.pt/.

A pesquisa resultou na publicação do livro lançado pela Editora Feevale com apoio do Governo dos Açores. A obra foi lançada inicialmente em San Carlos, no Uruguai e em Jaguarão, como um retorno às origens.

Além da versão impressa, o livro está disponível gratuitamente em formato digital: https://feev.as/6bfaaf4.



Total
0
Shares
Anterior
Estão abertas as inscrições para as oficinas do 1º Festival de Cinema de Gravataí
WhatsApp Image 2025 05 12 at 13.35.50

Estão abertas as inscrições para as oficinas do 1º Festival de Cinema de Gravataí

Atividades formativas são gratuitas, presenciais e abordam diferentes etapas da

Próximo
ERS-020 terá investimento de R$ 218 milhões.
273637aa 5dd2 44ed b998 a23fef91c63a

ERS-020 terá investimento de R$ 218 milhões.

Anúncio foi feito em reunião do governador em exercício, Gabriel Souza, o

Leia também...