Basta dar uma volta pelos bairros de Cachoeirinha para perceber o abandono das ruas e praças da cidade. Essa é a situação da Avenida Panamericana e das passarelas da via que faz ligação com outras ruas do Bairro Parque da Matriz.
Moradores da Panamericana com a Rua Monteiro Lobato reclamam que a vegetação encobriu completamente vários metros da calçada da praça que dá acesso ao anexo da prefeitura no Parque da Matriz impedindo que o espaço público seja utilizado por pedestres. “Essa situação de matagal está gerando insegurança.
As pessoas estão usando o meio da rua para acesso”, alerta o professor Leonel Matias, de 58 anos, um dos moradores mais conhecidos da região.
Por ser uma área pertencente à Prefeitura, a limpeza é de responsabilidade do Governo Municipal, que, segundo os moradores, não cumpre a função e é omisso. Este trecho localizado no início da avenida é bastante frequentando no final da tarde de sexta-feira quando ocorre a feirinha do bairro, onde os moradores vão comprar produtos orgânicos e saborear o pastel e o caldo de cana que já viraram tradição na região.
O contribuinte paga anualmente o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), porém não sabe onde a Administração Municipal está aplicando o recurso. “Fizeram um empréstimo de milhões, entrada de recursos do IPTU, mas nem o básico estão fazendo. Na página da prefeitura há dois programas: o Sinaliza Cachoeirinha e o Pavimenta Cachoeirinha. Tem que criar urgente o Capina Cachoeirinha”, opina Matias.
“Infelizmente as nossas ruas e praças estão totalmente abandonadas”, protesta Claudemir Maciel, 57 anos, residente na Rua Santa Clara, Parada 52 do Bairro Imbuí. Segundo ele, a praça Paul Harris do Imbuí está tomada pelo lixo e mato. “O lixo não está sendo recolhido e vai pra praça”, revela.