Em função dos eventos climáticos dos últimos meses, Gravataí entrou na lista de cidades em situação de emergência ou calamidade pública. Por conta disso, pessoas que foram dispensadas involuntariamente do serviço no período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2023 podem ter duas parcelas adicionais do seguro-desemprego para retirar.
A decisão do Ministério do Trabalho foi publicada no Diário Oficial, por meio da Resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) nº 980.
Para verificar a liberação das parcelas adicionais é necessário procurar uma Agência FGTAS/Sine ou consultar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Também é possível obter informações no chat no site da FGTAS. A agência de Gravataí fica na rua João Maria da Fonseca, 529, bairro Passo das Pedras, na parada 79.
A resolução busca auxiliar trabalhadores que perderam seus empregos e, por conta dos eventos climáticos que acometeram o estado, seguem em situação de vulnerabilidade. No entanto, o benefício é para aqueles que foram demitidos sem justa causa e tenham trabalhado em empresas com domicílio nos municípios citados abaixo.
Municípios contemplados com a parcela adicional: Alto feliz, Araricá, Bom Princípio, Cachoeirinha, Campo Bom, Capão da Canoa, Caraá, Dois Irmãos, Dom Pedro de Alcântara, Esteio, feliz, Glorinha, Gramado, Gravataí, Harmonia, Igrejinha, Itati, Ivoti, Lindolfo Collor, Maquiné, Maratá, Morrinhos do Sul, Nova Reuter, Nova Hartz, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Osório, Pareci Novo, Paverama, Picada Café, Portão, Riozinho, Rolante, Santa Maria do Herval, Santo Antônio da Patrulha, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Terra de Areia, Teutônia, Três cachoeiras, Três Forquilhas, Tuparandi, Vale Real e Viamão.