Nesta sexta-feira, dia 5 de julho, o Ministro Paulo Pimenta, do Ministério de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, o Secretário Nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolf, e a deputada estadual Laura Sito cumpriram agenda em Cachoeirinha, a segunda desde o mês de maio, pós-enchentes que atingiram mais de 25 mil pessoas na cidade. Com articulação do vereador David Almansa, a comitiva do Governo Federal reuniu, no início da tarde, no Centro das Indústria de Cachoeirinha (CIC), entidades empresariais CIC, ACC e Sindilojas, além de demais empresários, para escuta sobre as perdas e dificuldades enfrentadas pós-enchentes de maio, que afetaram Cachoeirinha e todo o Estado. O Ministro Pimenta informou sobre os mais de R$ 232 milhões já recebidos pela cidade, por antecipação de benefícios, recursos diretos aos cidadãos, financiamentos entre outras ações. Além disso, reforçou a necessidade da inclusão do município em uma ação ampla de proteção às cidades da região e se colocou a disposição para articular uma reunião de trabalho.
Antes desta agenda, a comitiva reuniu com membros do Comitê Gestor da bacia do Rio Gravataí, do Coletivo Mato do Júlio e do Movimento Pró-Dique formado por moradores dos bairros atingidos pelos alagamentos. O Movimento Pró-Dique fez a entrega de uma carta que reivindica ações urgentes dos governos estadual e federal, especialmente, do governo municipal, que não tem dialogado com a população. Além disso, a aplicação dos recursos em recursos e ações que evitem novos alagamentos, com obras de prevenção, além de questões relacionadas aos imóveis visto que já foram liberados mais de 232 milhões de reais para os cofres públicos de Cachoeirinha.
“É papel do governo municipal apresentar um plano de ação para manutenção das bombas e outras ações imediatas. Nós temos o recurso mas a prefeitura não solicitou”, concluiu o ministro.