Cheia do Rio Gravataí deixou ruas alagadas e famílias abandonaram suas residências
As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana de Porto Alegre, entre sexta-feira (17) e sábado (18), fez o nível do Rio Gravataí subir muito acima do normal, resultando em alagamentos de vias em bairros próximos ao leito e obrigando diversas famílias ribeirinhas a abandonarem suas residências.
Em Cachoeirinha, conforme a Defesa Civil, são 110 famílias desalojadas e 25 desabrigadas. Há outras 410 famílias sendo monitoradas que residem próximo aos arroios Passinhos, Águas Mortas, Brigadeira e Rio Gravataí. Entretanto os arroios estão em nível normal e não representam mais risco. O arroio Sapucaia está baixando, mas ainda com muita água nas ruas, mantendo famílias ainda fora de suas casas no bairro Meu Rincão.
O Rio Gravataí está com o nível elevado em 3,28 metros, mantendo nove famílias ilhadas na entrada da cidade e outras cinco famílias fora de casa no bairro Olaria. A Estrada do Nazário segue interditada devido a quantidade de água acumulada na via.
Em Gravataí, a mediação na Estação da Agência Nacional de Águas (ANA) Passo das Canoas, no Caça e Pesca Parque dos Anjos, mostra que o nível do Rio Gravataí está em 5,17m, sendo que o normal é de 2,60m. A Defesa Civil do Município informou que até agora não há desabrigados ou desalojados, porém tendo em vista a proximidade das comunidades com determinados locais suscetíveis a inundação do rio e seus arroios, os principais pontos de observação são os bairros Padre Réus, Itatiaia, Sitio Gaúcho, Passo dos Ferreiros, Caça e Pesca, Mato Alto, Barnabé, Vila Rica, Morungava, Costa do Ipiranga e Itacolomi.