Morreu na noite de sexta-feira (24) o professor Nilo Moraes (74), considerado uma lenda do MDB na região do Vale do Gravataí e que atuou como secretário municipal de diversas administrações, em Cachoeirinha e também Gravataí. Ele lutava contra um câncer no estômago.
Natural de Porto Alegre, veio residir em Cachoeirinha na década de 1970, onde constituiu família e construiu sua carreira profissional como professor, político e na construção civil.
Nilo Moraes foi professor do Estado e também formado em Direito. Lecionou Artes nas escolas Presidente Kennedy (Polivalente), Roberto Silveira e Mascarenhas de Moraes.
Na política sempre agiu como um conselheiro nas administrações da maioria dos prefeitos que passaram a partir da década de 1980, entre eles Francisco Medeiros, Maurício Medeiros, Vicente Pires, Miki Breier e Gilso Nunes, que era seu cunhado. Em Gravataí foi secretário na gestão de Marco Alba. Presidiu o MDB de Cachoeirinha por algumas vezes.
Gilso Nunes lembra bem do parceiro que partiu – Foi através de Nilo que entrei na política – Lembrou. Ambos eram sócios na Construtora. O ex prefeito destacou que Nilo era próximo de Osvaldo Camargo, que concorreu a prefeito pelo PDS em 1982, ao qual foi convidado para ser o seu vice. Perderam a eleição para Medeiros. Mas em 1984, o novato Gilso Nunes assumiu a presidência da Sociedade Esportiva Cachoeirinha e Nilo ocupou a função como diretor social numa das épocas mais marcantes para o clube e que acabou alavancando a candidatura vitoriosa do Gilso a prefeito, em 1988, sendo Nilo o “Homem Forte” do governo.
Em 2004 Nilo concorreu a vereador superando a marca dos 800 votos, ficando na suplência.
Personagem da velha guarda, conhecia como poucos o cenário eleitoral em todas as suas esferas. Homem de diálogo, apaziguador e fiel aos seus princípios.
Nilo era Grão-Mestre da Maçonaria (33°). Amava o motociclismo. Tinha um triciclo que era a sua marca na cidade e fazia parte do Motogrupo Maçon, “Bodes do Asfalto”.
Recentemente havia adquirido um motor home, onde pretendia viajar o continente com a sua esposa. Porém, a doença se agravou e isso acabou lhe impossibilitando.
Casado com Ione Moraes, Nilo deixa três filhos – Tiago, Guilherme e Diego Moraes (Atual Secretário Municipal do Meio Ambiente e Bem Estar Animal de Gravataí). E um neto, Arthur Moraes.
✝️Velório: Memorial da Colina, Av. Frederico Augusto Ritter, 6221 – Capela 3 – 25/05, a partir das 10h
Cerimônia de despedida: 16h