Um dos maiores romancistas do país merece homenagens à altura, e foi dessa forma que a Mostra Graciliano Ramos: do Nordeste a Gravataí teve abertura na noite de segunda-feira, 11, no Quiosque da Cultura de Gravataí. Embalada pelo show do músico Marcos Delfino, a cerimônia deu início à imersão literária que a exposição ofertará até o dia 12 de setembro, e também contou com a mediação da curadora.
Realizada pela Prefeitura de Gravataí e Secretaria Municipal de Cultura, a exposição tem curadoria de Nathaja Goulart de Souza e co-realização do Sesc Gravataí. Para o secretário da SMC, Patrick Silva, a parceria entre secretaria e Sesc é essencial para o fortalecimento da cultura na cidade.
“A cada passinho caminhamos para um setor de cultura pujante em Gravataí. A união com instituições como o Sesc só fortalece o setor, valorizando os artistas e beneficiando a todos envolvidos”.
Um dos apoiadores do evento, o músico Marcos Delfino foi responsável pelo show ‘Do Nordeste a Gravataí’, realizado na abertura da exposição com repertório inspirado nos maiores nomes do cancioneiro nordestino como Alceu Valença e Luiz Gonzaga em alusão ao escritor alagoano.
Os presentes também prestigiaram uma mediação exclusiva conduzida pela curadora da exposição e pela auxiliar de programas sociais do Sesc Gravataí, Marta Raquel. Nathaja destaca que a ideia da mostra nasceu de um desafio. “Por meio da EJA do Sesc precisávamos apresentar o autor para os alunos de uma forma lúdica e interessante. A partir disso, começamos a reunir os materiais que se transformaram na exposição”.
Até o dia 12 de setembro, quem visitar o Quiosque da Cultura vai conferir banner informativos sobre um dos grandes nomes do movimento literário Modernista, além de um mini documentário sobre a casa que Graciliano Ramos morou em Alagoas e hoje abriga um museu. A programação da mostra do autor do clássico ‘Vidas Secas’ também vai contar com oficina de escrita criativa no dia 10 de setembro, com inscrições pelo email [email protected]., e show da Banda Plano B no dia 12, das 19h às 21h.
Também estiveram presentes o secretario adjunto da SMC, Giulliano Pacheco, a diretora de cultura da SMC, Izabel Cristina, a técnica de artes visuais da SMC, Mari Velleda, o historiador Carlos Albani, o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Rodrigo Marquez e Josiane Hoffman, representando o Sesc Gravataí.




