Na última sexta-feira (11), a nova versão do Mapa Cultural de Gravataí foi entregue oficialmente pela Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) à Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em um ato simbólico entre secretarias. A plataforma, que marca um avanço na gestão e valorização das políticas culturais, será apresentada ao público neste sábado (12), durante a Conferência Municipal de Cultura, na Câmara de Vereadores.
Desenvolvido pelo Ministério da Cultura, o Mapa Cultural é uma plataforma digital voltada à modernização, acessibilidade e identidade local. Com recursos de georreferenciamento, permite mapear e catalogar manifestações culturais, artistas, espaços e eventos. Em Gravataí, o sistema foi adaptado com arquitetura modular e escalável. A secretária da Smict, Selma Fraga, destacou os avanços trazidos pela centralização dos desenvolvimentos tecnológicos.
O secretário adjunto de Cultura, Giulliano Pacheco, afirmou que a ferramenta fortalece o planejamento cultural. Pietro Vallardi Grohe, desenvolvedor responsável, destacou a usabilidade e integração local do sistema. Já a diretora de Cultura, Izabel Cristina, informou que a nova plataforma será detalhada durante a conferência, reforçando o compromisso com políticas públicas eficazes e democráticas.




