Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Novo braço robótico de Gravataí será inaugurado na sexta-feira (22)

WhatsApp Image 2024 03 20 at 16.28.41

Será realizada, na próxima sexta-feira, 22, a inauguração oficial da nova célula robótica de Gravataí. O evento ocorre no Colégio Sinodal, local em que o robô está localizado, a partir das 14h. O braço robótico oportuniza a capacitação de jovens e adultos para a indústria 4.0, pré-requisito para atingir a excelência da indústria 5.0.

Desde 2021, a Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), vem trabalhando em estreita colaboração com diversos parceiros do ecossistema de Gravataí para a realização do projeto, incluindo a General Motors (GM), Escola SESI Gravataí, Associação Gaúcha de Tecnologia e Inovação do Vale do Gravataí (AGTI), QI Faculdade & Escola Técnica de Gravataí, Colégio Sinodal Prado Bairro Cidade e Conselho de Inovação e Tecnologia (Comcet).

De acordo com o prefeito Luiz Zaffalon, o evento é um momento histórico para a comunidade da inovação, pois representa um passo significativo em direção à inovação e ao progresso tecnológico.

“A instalação desta célula robotizada é mais do que apenas a introdução de uma nova tecnologia na comunidade escolar e acadêmica, é um símbolo do compromisso em preparar pessoas para os desafios do futuro, capacitando-os com as habilidades necessárias para prosperar em um mundo cada vez mais orientado pela tecnologia”, comenta o prefeito Luiz Zaffalon.

Para a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia Selma Fraga, unir esforços demonstra o poder da cooperação e do trabalho em equipe na promoção do avanço tecnológico e educacional.

“A realização dessa doação por parte da General Motors é a consequência da construção do Espaço de Aprendizagem em Robótica Industrial em Gravataí. Esta é uma iniciativa altamente inovadora e colaborativa de todos os atores comprometidos em promover a formação e capacitação em se tratando de propostas de ensino-aprendizagem atentas aos desafios tecnológicos trazidos pela Indústria 4.0. O público atendido pelo projeto começa desde alunos dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio, graduação e adultos que queiram iniciar uma nova carreira, ou qualificar seu currículo”, ressalta a titular.

O equipamento

O braço robótico oferecido em doação pela GM é um FANUC R-2000iB/210F. A FANUC é uma empresa japonesa especializada na produção de robôs industriais, particularmente para a indústria automobilística.

O robô em questão é um manipulador com acionamento pneumático. Segundo Rosario (2010, p. 77-78), esse tipo de robô industrial apresenta vantagens em relação aos sistemas hidráulicos, destacando-se sua rapidez, custo relativamente mais baixo, manutenção mais simples e maior constância em velocidades mais altas.

Embora suas aplicações na indústria sejam variadas, com atuação em pintura, solda e corte, na escola, por questões de segurança e viabilidade, seria utilizado com garras de transporte, um dos usos mais frequentes no âmbito industrial.

O braço robótico possui 1240Kg, capacidade de carga de até 210Kg, seis eixos articulados e precisão de 0,3mm.



Total
0
Shares
Anterior
Temporal provoca destelhamento e deixa milhares de pessoas sem energia na região
IMG 20240321 WA0008(1)

Temporal provoca destelhamento e deixa milhares de pessoas sem energia na região

Acompanhada de temporal, a chegada da frente fria provocou estragos em

Próximo
Reunião do União Brasil mostra força do partido em Gravataí
IMG 20240321 WA0010

Reunião do União Brasil mostra força do partido em Gravataí

Na noite de quarta-feira (20), o União Brasil lotou com mais de 130 pessoas o

Leia também...