Será realizada, na próxima sexta-feira, 22, a inauguração oficial da nova célula robótica de Gravataí. O evento ocorre no Colégio Sinodal, local em que o robô está localizado, a partir das 14h. O braço robótico oportuniza a capacitação de jovens e adultos para a indústria 4.0, pré-requisito para atingir a excelência da indústria 5.0.
Desde 2021, a Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), vem trabalhando em estreita colaboração com diversos parceiros do ecossistema de Gravataí para a realização do projeto, incluindo a General Motors (GM), Escola SESI Gravataí, Associação Gaúcha de Tecnologia e Inovação do Vale do Gravataí (AGTI), QI Faculdade & Escola Técnica de Gravataí, Colégio Sinodal Prado Bairro Cidade e Conselho de Inovação e Tecnologia (Comcet).
De acordo com o prefeito Luiz Zaffalon, o evento é um momento histórico para a comunidade da inovação, pois representa um passo significativo em direção à inovação e ao progresso tecnológico.
“A instalação desta célula robotizada é mais do que apenas a introdução de uma nova tecnologia na comunidade escolar e acadêmica, é um símbolo do compromisso em preparar pessoas para os desafios do futuro, capacitando-os com as habilidades necessárias para prosperar em um mundo cada vez mais orientado pela tecnologia”, comenta o prefeito Luiz Zaffalon.
Para a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia Selma Fraga, unir esforços demonstra o poder da cooperação e do trabalho em equipe na promoção do avanço tecnológico e educacional.
“A realização dessa doação por parte da General Motors é a consequência da construção do Espaço de Aprendizagem em Robótica Industrial em Gravataí. Esta é uma iniciativa altamente inovadora e colaborativa de todos os atores comprometidos em promover a formação e capacitação em se tratando de propostas de ensino-aprendizagem atentas aos desafios tecnológicos trazidos pela Indústria 4.0. O público atendido pelo projeto começa desde alunos dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio, graduação e adultos que queiram iniciar uma nova carreira, ou qualificar seu currículo”, ressalta a titular.
O equipamento
O braço robótico oferecido em doação pela GM é um FANUC R-2000iB/210F. A FANUC é uma empresa japonesa especializada na produção de robôs industriais, particularmente para a indústria automobilística.
O robô em questão é um manipulador com acionamento pneumático. Segundo Rosario (2010, p. 77-78), esse tipo de robô industrial apresenta vantagens em relação aos sistemas hidráulicos, destacando-se sua rapidez, custo relativamente mais baixo, manutenção mais simples e maior constância em velocidades mais altas.
Embora suas aplicações na indústria sejam variadas, com atuação em pintura, solda e corte, na escola, por questões de segurança e viabilidade, seria utilizado com garras de transporte, um dos usos mais frequentes no âmbito industrial.
O braço robótico possui 1240Kg, capacidade de carga de até 210Kg, seis eixos articulados e precisão de 0,3mm.