O conhecido artista urbano gaúcho Kelvin Koubik, 34 anos, está finalizando um mural de 16 metros de altura por 10 de largura na fachada do novo edifício de Educação Infantil do Colégio Dom Feliciano, localizado na Avenida José Loureiro da Silva esquina com a Nossa Senhora dos Anjos, centro de Gravataí.
O mural, que começou a ser pintado na sexta-feira (27/09), simboliza temas ligados à diversidade, além de trazer um novo espaço de educação e proteção às crianças, segundo a diretora da instituição, Irmã Jane Segaspini.
“O mural simboliza a proteção, o cuidado, da criança, da natureza, e também representa a questão da diversidade humana e cultural”, disse Irmã Jane, em entrevista exclusiva ao blog.
Com mais de 33 mil seguidores no instagram, o profissional especialista na arte do muralismo, que aceitou o convite para pintar o mural do Dom Feliciano, também conversou com a reportagem do blog no último domingo. “Ainda não tinha pintado na cidade, mas fiquei muito feliz por esse convite. Estou dando o meu melhor para o colégio e para cidade, já que é uma obra para todo público”, disse Koubik, que esteve na semana passada realizando trabalhos na Grécia.
O muralista, que foi contactado há cerca de um ano para produzir a pintura, deve entregar a obra no colégio nos próximos dias. “O trabalho precisa de finalização. No momento em que parar de chover, o artista vai concluir”, informou Irmã Jane.
O mural faz parte da inauguração do prédio 3 do Dom Feliciano, que será entregue na noite do dia 15 de outubro, data que celebra o Dia do Professor, em cerimônia privada, cujo blog foi convidado. As atividades no novo bloco começam no dia seguinte. As novas instalações, com 12 salas, refeitório, solário, entre outros projetos adaptados ao conceito de “minicidade”, serão destinadas para atender das 7h às 19h, crianças do berçário aos três anos de idade. “Gravataí tem crescimento muito e para acompanhar essa realidade, o Dom Feliciano busca essas alternativas, trazendo para este novo prédio crianças, que são aquilo que os pais e mães tem de mais precioso nesta vida. Por isso vamos inaugurar esse centro de amor, cuidado e proteção”, projeta Irmã Jane.
Mais sobre o autor do mural
Natural de Porto Alegre, mas radicado em São Paulo, o artista visual, com formação acadêmica, atua principalmente em murais de grandes dimensões. O grafiteiro possui trabalhos espalhados por diversas cidades e contextos, incluindo países como Catar, França, Grécia, entre outros. Frequentemente, desenvolve projetos junto a agências, escritórios de arquitetura e grandes marcas.
Kelvin começou a grafitar aos treze anos, mas percebeu que o grafite se caracteriza por bastante repetição. Por isso, buscou algo menos repetitivo e, quando tinha 20 anos de idade, entrou no curso de Artes Visuais da UFRGS.
Muralista contextual, busca compreender as dinâmicas sociais e culturais dos locais onde irá desenvolver suas obras. Em suas criações, murais públicos ou privados, dialoga com a pintura tradicional e a arte contemporânea. Seu trabalho ocupa as paredes e empenas das cidades, mas também as galerias de arte.
Entre seus trabalhos destacados está o belíssimo mural intitulado Lutz, em homenagem ao biólogo José Lutzenberger. A obra de 750 metros quadrados foi produzida no prédio do IPE, na Avenida Borges de Medeiros, em Porto Alegre.
Koubik também é responsável pelo mural de 50 metros de altura em homenagem à ginasta gaúcha e medalhista olímpica Daiane dos Santos, no centro de Porto Alegre.
Recentemente, o artista retornou de uma imersão artística na Amazônia, onde vivenciou e retratou a cultura ribeirinha do norte do Pará.