Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Novo superintendente do Hospital Dom João Becker, Olímpio Dalmagro, concede entrevista exclusiva ao Blog do Chico Pereira

d163031c ea40 4bc0 b266 1a66425b1cd2

Hospital Dom João Becker, principal referência em saúde de Gravataí e Glorinha, entra em uma nova etapa de sua história com a chegada de Olímpio Dalmagro à superintendência. Nomeado pela Irmandade da Santa Casa de Porto Alegre, Dalmagro traz um perfil executor e histórico de forte atuação na gestão hospitalar, sendo apontado como um dos responsáveis pelo renascimento da Santa Casa nos anos 1980, após uma das maiores crises enfrentadas pela instituição.

Na nova função, Dalmagro assume a missão de consolidar o Dom João Becker como hospital de excelência regional, com investimentos em infraestrutura, qualificação de pessoal e ampliação da integração com o ensino médico. Em entrevista exclusiva ao comunicador Chico Pereira, o superintendente detalhou os principais eixos de sua gestão.

Entre os destaques está o início da segunda fase da obra da nova Emergência SUS, que irá totalizar 34 modernos leitos e 11 poltronas para aplicação de medicamentos, além de demais áreas assistenciais. O prazo estimado para a conclusão é de 10 meses. A primeira etapa da obra foi finalizada no fim de 2023, e já representou um salto na qualidade do atendimento de urgência e emergência prestado à população. Para reforçar o setor, o hospital também contratou uma nova equipe médica voltada exclusivamente para o pronto-atendimento.

image
1000100479

Atualmente, o Dom João Becker atende cerca de 82% da demanda de saúde das cidades de Gravataí e Glorinha. A unidade opera com um orçamento mensal de R$ 17 milhões, dos quais 42% são destinados à folha de pagamento. O hospital conta com aproximadamente mil colaboradores e, apesar de operar com um pequeno déficit, a previsão é de que o equilíbrio financeiro seja alcançado em até três meses, segundo Dalmagro.

Um dos pilares da nova gestão é a valorização do ensino. Em convênio com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), o Becker abriga estudantes do curso de Medicina em sua residência prática. A proposta é que os alunos mais qualificados permaneçam na instituição após a formação, fortalecendo o corpo clínico e renovando a cultura assistencial do hospital com profissionais alinhados à excelência no cuidado.

Dalmagro destaca que ao chegar ao hospital projetou ações focadas para que em quatro anos o Becker chegasse ao patamar assistencial compatível com o padrão da Santa Casa. O plano inclui a modernização completa de setores estratégicos, como o centro cirúrgico, a endoscopia e a UTI — esta última, considerada hoje uma das mais modernas em funcionamento no Rio Grande do Sul e que conquistou o selo de Top Perfomer, pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Outro ponto enfatizado por Dalmagro é o relacionamento institucional. A direção do hospital mantém diálogo constante com a Prefeitura de Gravataí, a Câmara de Vereadores e o empresariado local, reforçando a importância de uma gestão integrada às necessidades da comunidade. O superintendente destaca ainda que os processos fiscalizatórios são recorrentes e bem-vindos, como parte de uma cultura administrativa que valoriza a transparência.

Além de ampliar o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS), o Dom João Becker também trabalha para qualificar os serviços oferecidos a pacientes de convênios e particulares. A intenção é garantir excelência em todos os níveis de atenção, respeitando a diversidade de perfis atendidos pela instituição.

Dalmagro, que já atuava como diretor administrativo do Dom João Becker desde 2022, assume agora a superintendência no lugar do médico Antonio Weston, que ocupou o cargo por cinco anos. Weston segue na Santa Casa como chefe do Serviço de Cirurgia Geral e continuará a contribuir para a integração entre ensino e assistência, sobretudo por meio da parceria com a Unisinos.

Com uma gestão marcada pela ação, compromisso social e técnica, o Dom João Becker segue seu processo de transformação, mirando o futuro sem perder o vínculo com a comunidade que lhe deu origem. Gravataí, segundo o próprio Dalmagro, é uma das poucas cidades do Estado — ao lado de Porto Alegre — que apresentou nos últimos anos um avanço significativo no serviço de saude, digno de nota no cenário gaúcho.



Total
0
Shares
Anterior
É isso aí CHICO PEREIRA #EP932 Confira o programa de hoje, 22 de maio, É ISSO AÍ, com Chico Pereira
capa 932

É isso aí CHICO PEREIRA #EP932 Confira o programa de hoje, 22 de maio, É ISSO AÍ, com Chico Pereira

Próximo
Parcerias que fortalecem a cultura: iniciativa privada colabora com a preservação do patrimônio público em Gravataí
eaa064a9 5751 4417 9baa a7cc12ffa4e3

Parcerias que fortalecem a cultura: iniciativa privada colabora com a preservação do patrimônio público em Gravataí

A preservação da memória cultural e dos patrimônios públicos tem ganhado aliados

Leia também...