Novos agentes de desenvolvimento do Programa Família Gaúcha, uma iniciativa do governo do Estado que busca apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social, vão auxiliar nos atendimentos a famílias de Gravataí. Serão 384 famílias acompanhadas pelos agentes, que vão atuar junto aos seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade.
“Esse é um trabalho fundamental e que vai complementar e fortalecer o trabalho que já é muito bem feito nos nossos Cras. Desejamos as boas-vindas aos agentes e desejamos sucesso nessa caminhada, que com certeza vai ajudar muito as famílias gravataienses”, destacou o secretário municipal da Família, Cidadania e Assistência Social, Leandro Ferreira.
Cada Cras deve receber dois Agentes de Desenvolvimento Familiar (ADFs), totalizando 12 profissionais no município. Articulado à rede de serviços intersetorial, o ADF é responsável por promover a mediação entre a família e as ações do Comitê Local Intersetorial, além de colaborar com o fortalecimento da proteção social básica e na integração dos serviços disponíveis no município. Cada Agente será responsável por acompanhar 32 famílias, pelo período de 22 meses.
“Essa é mais uma iniciativa do governo do Estado na área social e que vai beneficiar milhares de famílias gaúchas. Gravataí tem sido muito bem vista em todas as áreas, o que é bom e importante para toda a população. Ficamos felizes pelo município receber um programa desses, com agentes competentes e engajados”, enfatizou o deputado estadual Dimas Costa.
A seleção das famílias para participar do Programa será feita por meio do Índice de Vulnerabilidade da Família do Rio Grande do Sul (IVF/RS). Cada família deverá estar referenciada a um Cras participante, indicado pelo município, garantido sua vinculação à rede socioassistencial local.
Os profissionais já se apresentaram nos seis Cras de Gravataí – Barnabé, São Judas Tadeu, Centro, Annita Luzia Braun, Moradas e Manoel Barbosa. Os serviços são responsáveis pela organização e oferta da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade, atuam como referência para famílias e indivíduos, promovendo o acesso a direitos, o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento de capacidades.
“É com muita alegria que recebemos esses agentes, que ficarão conosco por 2 anos e atuarão em prol das famílias. Eles têm muito a contribuir, atuando em conjunto com as nossas equipes técnicas e mobilizando iniciativas para que cada família possa identificar caminhos possíveis para enfrentar suas vulnerabilidades sociais e ampliar suas oportunidades”, complementou a chefe de divisão da Proteção Social Básica, Margarete Farias.




