Em reunião realizada na segunda-feira (17), o presidente da OAB-RS, Dr. Leonardo Lamachia, e o presidente da subseção de Gravataí, Dr. Luiz Fernando Rodrigues, se encontraram com o presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Alberto Delgado Neto, e com o juiz corregedor regional Bruno de Lamare. O encontro teve como pauta a situação da Justiça Estadual na Comarca de Gravataí.
Durante a reunião, Dr. Luiz Fernando apresentou dados comparativos que colocam Gravataí como a pior estrutura judiciária entre comarcas de porte semelhante. A cidade possui apenas 9 varas e uma média de 10.819 processos por vara — a maior entre as analisadas. Além disso, Gravataí lidera em número de processos ingressados em 2025 nas 2ª e 3ª varas cíveis, e tem média de 3.116 processos conclusos por unidade, o que indica sobrecarga dos magistrados.
Também participaram da reunião a juíza diretora do Foro de Gravataí, Dra. Solange Moraes, o prefeito Luiz Zaffalon, os deputados estaduais Patrícia Alba e Dimas Costa, além de representantes da OAB local e o assessor parlamentar Dr. Vinícius Alves. O objetivo do encontro foi sensibilizar o Tribunal de Justiça sobre a urgência de investimentos na estrutura da Comarca.