Seguindo o Plano Diretor de Drenagem Urbana e Manejo das Águas Pluviais (PDDRU), as equipes da Secretaria de Infraestrutura realizam o desassoreamento dos arroios, córregos e riachos do município. A ação visa prevenir alagamentos em decorrência das mudanças climáticas que afetam o nosso estado.
Segundo o Prefeito Luiz Zaffalon, o Plano de Drenagem está seguindo o cronograma e conta com a atuação conjunta das secretarias de Infraestrutura, de Meio Ambiente e Bem-estar Animal e de Parceria Estratégicas Projetos e Captação de Recursos. “Uma das finalidades deste projeto é proteger o município de Gravataí de possíveis novos eventos climáticos.”
Cronograma
Nesta fase inicial do Cronograma de Execução do Plano Diretor de Drenagem Urbana e Manejo das Águas Pluviais (PDDRU) estão sendo feitas ações estruturais como desassoreamento, construção de diques, serviços de drenagem e manejos de águas pluviais. Ainda no mês de abril, está prevista uma Consulta Pública buscando as demandas da população para a realização de um diagnóstico e mapeamento de zonas de risco e aplicação dos programas de controle de cheias.
“O Arroio Passo Pascoal é um dos afluentes do Arroio Barnabé. Todos esses arroios deságuam por gravidade no Rio Gravataí. Estamos limpando o entorno e as margens desses afluentes que, muitas vezes, são utilizados irregularmente como ponto de descarte de lixo. Esses resíduos e entulhos acabam obstruindo o trajeto natural das águas pluviais bem como afetam a rede de esgoto. Precisamos conscientizar a população”, afirma Laone Pinedo, titular da SEINFRA.
Em caso de urgência climática, chame a Defesa Civil pelo telefone: 153.