O Governo do Estado anunciou a implementação de seis passarelas ao longo dos 21,5 quilômetros duplicados entre Sapucaia do Sul e Gravataí, com investimento de R$ 28 milhões.
Conforme a Secretaria Estadual de Logística e Transportes, o cronograma de construção das passarelas não está paralisado. Hoje a obra da passagem de pedestres no km 2,5 encontra-se na fase de concretagem do piso das rampas de acesso. A montagem das peças metálicas restantes da travessia sob a rodovia está acontecendo no pátio da empresa contratada. As próximas etapas serão de continuação da montagem da superestrutura e concretagem do piso. Posteriormente, serão realizadas as obras de entorno, como execução das calçadas e nivelamento do local. A previsão de entrega desta passagem é para primeiro semestre de 2024.
Das seis passarelas anunciadas pelo Governo do Estado, duas já estão 100% finalizadas. Uma delas em Sapucaia do Sul (no km 5,1), no bairro Boa Vista, e a outra em Cachoeirinha (no km 10), no Bairro Betânia. De acordo com dados da Secretaria de Logística e Transportes, a passarela projetada para o km 2, também em Sapucaia do Sul, aguarda desapropriação judicial para o início dos serviços e já tem empresa definida para execução dos trabalhos. Outras duas, nos km 14 e 19, no trecho de Gravataí, ainda continuam pendentes de licitação.
Quanto a metragem, as travessias são padrão. Têm 80 metros de comprimento e 5,90 metros de altura em relação ao nível da pista. Trata-se de estruturas metálicas que atendem às normas de acessibilidade, com rampas de acesso, segurança, com laterais protegidas por telas e iluminação. Até agora já foram investidos R$ 9,8 milhões.