Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta ataque a Israel e expressa preocupação com a escalada de hostilidades
A recente onda de violência que assolou Israel é profundamente lamentável e merece a mais firme condenação, afirma o presidente da FIRS.
O atentado ocorreu nas primeiras horas do dia 7 de outubro de 2023. Israel foi alvo de um ataque surpresa realizado pelo grupo terrorista Hamas, com dezenas de homens armados que se infiltraram no sul de Israel a partir da Faixa de Gaza, o que resultou em confrontos intensos com as forças de segurança israelenses, causando preocupação e tensão em toda a região.
O presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Márcio Chachamovich, lamentou profundamente o ocorrido, expressando sua preocupação e indignação. Em seu comunicado, o presidente disse: “A FIRS condena veementemente os ataques do grupo terrorista palestino Hamas ao território de Israel nesta manhã. A atividade terrorista criminosa, cujo alvo foram civis judeus, foi repleta de atos de barbárie e violência. Israel tem o direito legítimo de se defender contra esta injustificada agressão. Prestamos solidariedade às vítimas do terror e aos seus familiares e votos de que a paz seja restabelecida nessa guerra iniciada pelos terroristas”.
O ministério da Saúde do país estima que pelo menos 740 indivíduos estão feridos. O contra-ataque israelense em Gaza deixou pelo menos 161 palestinos mortos e mil feridos, segundo as autoridades locais, até o momento.