O suplente de deputado estadual Dimas Costa (PSD) trouxe de volta a discussão sobre a necessidade do banco de sangue em Gravataí.
No último domingo durante convenção municipal do PSD, o ex-vereador entregou ao prefeito Luiz Zaffalon (PSDB) uma lista de reinvidicações, entre as pautas, pediu agilidade na construção do Posto Avançado de Coleta de Sangue do Hospital Dom João Becker.
O blog vem acompanhando o andamento da obra que tornará a doação de sangue mais acessível no município. Atualmente os doadores precisam se deslocar até Porto Alegre.
Desde o anúncio do projeto no final de maio, a previsão era que as obras iniciariam em ritmo acelerado e a execução total dos serviços ocorreria em 60 dias, portanto com entrega entre o final do mês de julho e início de agosto.
Conforme apurou o blog, a previsão é que o posto seja inaugurado no segundo semestre deste ano com inicio de suas atividades.
Procurado pelo blog, o responsável pela comunicação social da imprensa da Santa Casa de Porto Alegre, administradora do Dom João Becker, está de férias até o final deste mês. Porém, fontes ligadas à Santa Casa disseram que “está sendo feito um realinhamento do cronograma, que será divulgado oportunamente”. “Na semana que vem, já haverá alguma definição”, revelou essa fonte.
O posto será construído no que hoje é o primeiro andar da antiga residência do Sagrado Coração de Maria, localizado na Avenida Dr. Luiz Bastos do Prado, aos fundos do Becker. Ao todo está prevista, uma área de 150 metros quadrados.
A obra recebeu recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Danrlei de Deus (PSD), que destinou R$ 1 milhão para a construção. O projeto possui um custo estimado em R$ 835.927,64 e contempla serviços gerais, alvenarias e divisórias, piso, instalações, hidráulicas e elétricas, climatização, acessibilidade, ou seja, todos os aspectos ligados a obra civil e maquinário.
O valor restante será investido na relocação de materiais e documentos, pois hoje o local abriga almoxarifado e arquivo do HDJB.
Por não possuir a estrutura no município, todos os meses uma força-tarefa envolvendo a empresa de transportes Sogil e o HDJB, com o apoio da comunidade, leva doadores até o Banco de Sangue da Santa Casa, na Capital.
Várias pessoas se disponibilizam a doar sangue, mas não têm tempo ou condições de ir até Porto Alegre.