Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Prefeitura de Cachoeirinha realiza balanço definitivo do último mês de maio

IMG 8341

Tradicionalmente, maio sempre foi um mês de festividades na cidade. Dia 15 é comemorado o aniversário de Cachoeirinha, que este ano completou 58 anos. Vários shows estavam programados para acontecer no Parcão Municipal, mas quem acabou dando show mesmo foi a população. Diante da maior tragédia climática que assolou o Estado, que desalojou os primeiros 105 munícipes no dia 30 de abril, a cidade rapidamente se mobilizou providenciando abrigos, colaborando nos resgates de pessoas e animais que ficaram isolados, ajudando na arrecadação, organização e distribuição de donativos, na preparação de alimentos, no acolhimento de centenas de famílias, na busca de soluções para todos os problemas que cada dia desafiavam o poder público, a sociedade, as organizações sociais. Acompanhe alguns destes fatos na linha do tempo:

– No dia 1º de maio, 179 famílias foram alojadas na Praça da Juventude. A cidade chegou a ter 29 abrigos, que acolheram quase duas mil pessoas, não apenas de Cachoeirinha, mas de cidades vizinhas também. Atualmente são 17 abrigos, com 796 abrigados.

– No dia 3 de maio, a Defesa Civil Municipal emitiu um alerta de evacuação num raio de 600 metros do Dique (que depois se ampliou para 1,5 km), devido ao risco de transbordamento. Foi iniciada a operação de resgate e acolhimento das famílias dos bairros que acabaram sendo atingidos rapidamente.

– As aulas foram suspensas em 2 de maio, sendo retomadas somente no dia 27.

– A Ponte foi bloqueada nos dois sentidos no dia 3 de maio. Só começou a ser liberada no dia 22.

– No dia 4 de maio, mais de 2 mil pessoas já estavam desalojadas e o voluntariado foi mobilizado para a força-tarefa de ajuda aos desabrigados. Foram dezenas de pessoas famosas que gravaram vídeos em apoio à Cachoeirinha, e outras dezenas de anônimos, que trabalharam em prol da solidariedade. Ao todo, foram mobilizadas centenas de pessoas, inclusive de servidores públicos que trabalharam voluntariamente nos finais de semana e fora do horário.

– No dia 4 de maio, o acesso à Porto Alegre pela Av. Assis Brasil foi fechado, restando como única alternativa a RS 118.

– Mesmo com mais de 300 servidores atingidos pela enchente e boa parte sem conseguir se deslocar até a Prefeitura, as secretarias municipais se mobilizaram. Confira algumas das ações: recreação e apoio emocional foram levados aos abrigos pelos profissionais da Smed; a vacinação dos abrigados foi garantida pelas equipes da Saúde, bem como atendimento médico, odontológico, psicológico e dos setores de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, além do serviço de telemedicina para a população, em função de alguns postos de saúde fechados e dificuldades de deslocamento, e do serviço de escuta psicológica on-line na área da Saúde Mental; a sede da SMCAS foi aberta de segunda a segunda para receber e distribuir doações; a secretaria da Habitação, em conjunto com a Defesa Civil e SMCAS, promoveu diversas ações para cadastramento das famílias atingidas pela enchente para ter acesso a benefícios que foram disponibilizados pelos governos Estadual e Federal; o Gabinete da Primeira-Dama organizou mutirões de distribuição de agasalhos em diferentes pontos da cidade, além de mobilizar parceiros na arrecadação; o Gabinete do Prefeito, do Vice-Prefeito, o Secretariado e entidades governamentais e não-governamentais reuniram-se quase diariamente no Comitê de Crise criado para pensar soluções para os problemas enfrentados; a Smed e a SMCAS forneceram almoço, jantar e lanches para os abrigos da cidade; o setor de Bem Estar Animal realizou castrações e atendimento veterinário para os animais abrigados e os de rua; entre muitas outras ações.

– Empresas e pessoas físicas distribuíram água potável à população devido à falta d’água prolongada que castigou todo o Estado, em função das estações da Corsan ficarem submersas. Uma obra emergencial, na Av. Papa João XXIII, foi realizada para restabelecer o fornecimento para a cidade. Alguns bairros em regiões mais altas chegaram a ficar mais de 20 dias sem água.

– No dia 11 de maio, com apoio de técnicos voluntários, foi construída uma alternativa de drenagem no dique para bombear a água dos alagamentos de volta para o rio.

– Em 20 de maio, com o recuo das águas, começou a força-tarefa de limpeza da cidade, que está sendo feita de forma ininterrupta, mesmo com chuva, nas regiões mais afetadas. Até o dia de hoje, forma coletadas mais de 800 toneladas de entulho. São 15 caminhões, 10 retroescavadeiras, 3 caminhões-garra, um hidrojato e mais de 40 trabalhadores.



Total
0
Shares
Anterior
UBS Cohab B é inaugurada, em Gravataí
IMG 8339

UBS Cohab B é inaugurada, em Gravataí

O prefeito Luiz Zaffalon inaugurou, neste sábado, 8, a nova Unidade Básica de

Próximo
Inaugurada há dois dias, UBS Cohab B já realiza primeiros atendimentos
IMG 8373

Inaugurada há dois dias, UBS Cohab B já realiza primeiros atendimentos

Inaugurada no último sábado, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Cohab B

Leia também...