Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Prefeitura de Gravataí distribuiu 37 mil refeições e atendeu mais de 3 mil pessoas em situação de rua em 2023

IMG 2127

Acolher a população e investir em assistência social é um dos propósitos da Prefeitura de Gravataí com as pessoas em situação de rua do município. Em 2023, o governo municipal distribuiu 37 mil refeições e atendeu mais de 3 mil pessoas em situação de rua. Ao todo, foram mais de R$ 4 milhões em investimentos em serviços como a Casa do Bem e o Centro POP.

De acordo com um relatório feito pela Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) no mês de janeiro, Gravataí tem, em média, 168 pessoas em situação de rua. Espaços como a Casa do Bem e o Centro POP oferecem almoço, banho, jantar, pernoite, atendimento técnico, acompanhamento e encaminhamento para diversos serviços de saúde, assistência social e educação.

Referência em assistência social e na atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade social, Gravataí também recebe usuários de outras cidades. Eles buscam atendimento junto aos serviços de assistência social e também na Loja do Bem, que oferece roupas para o dia a dia e para entrevistas de emprego.

O prefeito Luiz Zaffalon destaca que a assistência social é a porta de entrada para a dignidade e para que a população se sinta acolhida e segura.

“Muitos veem o trabalho da assistência social como algo irrelevante ou gasto de dinheiro, mas eles estão enganados. Para cada pessoa que conseguimos ajudar, encaminhar para a rede de ensino, para alguma vaga de emprego, é mais uma pessoa que está de volta à sociedade e ajudando no desenvolvimento da nossa Gravataí. Ou seja, investir no próximo é investir, também, no nosso crescimento”, afirma.

O prefeito reitera que a Prefeitura seguirá investindo e atendendo as pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. “Estamos mudando Gravataí e esta mudança passa, também, pela assistência social. Em fevereiro inauguramos o Cras Moradas, que é mais uma forma de atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Essa pauta faz parte da cidade que estamos construindo”, lembra.

Centro POP

Voltado aos atendimentos diurnos, o espaço auxilia os usuários na confecção de documentos, acompanhamento na rede de saúde (principalmente quando relacionados à saúde mental e dependência química), busca de emprego e a reinserção na sociedade.

Localizado na rua Heitor de Jesus, 71, no Centro de Gravataí, o local atende, em média, 160 usuários por mês e distribui 60 refeições por dia, incluindo café da manhã e da tarde. Além disso, as equipes do Centro POP também fazem, três vezes ao dia, rondas na cidade para auxiliar pessoas em situação de rua que queiram acessar o serviço.

De acordo com o secretário da SMFCAS Artêmio Airoldi, este serviço é essencial, pois é por meio destas ações que o governo municipal consegue estender a mão ao próximo. “Nós acreditamos que a real assistência é dar condições para o cidadão ter sua independência e dignidade”, afirmou.

Casa do Bem

Com pernoite, banho e janta, a Casa do Bem também oferece atendimento técnico, acompanhamento e encaminhamento para serviços de saúde, assistência social e educação, como o EJA e Enceja. No último mês, aproximadamente 100 pessoas foram atendidas. O espaço oferece 50 vagas para almoço e 40 para janta. Um diferencial é a possibilidade da pessoa em situação de rua ou vulnerabilidade social levar o seu pet junto.

O espaço fica na RS-118, 3155, Cohab C e consegue acolher até 40 pessoas por noite. São 30 vagas destinadas para homens e 10 para mulheres. A diferença na distribuição das vagas é pautada pelos dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do último Censo, que apontam um maior número de homens em situação de vulnerabilidade.

“Muito mais que cuidar, humanizar, proteger, dar carinho e amor, nossa responsabilidade é também reinserir essas pessoas no mercado de trabalho e dar condições para ela ter dignidade”, enfatizou Artêmio.

 
Loja do Bem

Além do Centro POP e Casa do Bem, a Prefeitura de Gravataí também oferece um espaço com doação de roupas. A Loja do Bem oferece atendimento para a população em situação de rua e em vulnerabilidade social que precisa de roupas e calçados. O objetivo é levar solidariedade para quem precisa, por meio de peças de vestuário e calçados femininos, masculinos e infantis.

A Loja do Bem, fica na rua Carlos Linck, 80, no Centro de Gravataí e funciona das 9h às 16h30 para atendimento ao público e das 8h às 18h, para recebimento de doações.



Total
0
Shares
Anterior
Gravataí chega a 2,1 mil novas vagas na educação infantil em três anos
IMG 2126

Gravataí chega a 2,1 mil novas vagas na educação infantil em três anos

Com a inauguração da Escola Municipal Raio de Sol nesta quarta-feira (6), às

Próximo
É isso aí CHICO PEREIRA #EP747
Screenshot 7

É isso aí CHICO PEREIRA #EP747

Confira o programa de hoje, 06 de março, É ISSO AÍ, com Chico Pereira

Leia também...