A partir desta sexta-feira, 22, a Prefeitura de Gravataí promove mais uma melhoria na Coleta Seletiva do município. Em parceria com a Cooperativa de Trabalhadores Carroceiros e Catadores de Material Reciclável (Cootracar), as Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Serviços Urbanos (SMSU) iniciaram a instalação de 40 contêineres para melhorar a coleta de materiais reciclados na cidade.
O objetivo do programa é aumentar a conscientização sobre educação ambiental e promover o debate sobre o papel social da Cootracar. Com financiamento do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA), as regiões das Avenidas Antônio Gomes Corrêa, José Loureiro da Silva, Alexandrino de Alencar e o Centro da cidade receberão os contêineres inicialmente.
De acordo com o prefeito Luiz Zaffalon, este é mais um projeto que mostra o comprometimento da Prefeitura com a questão ambiental e com toda a linha produtiva dos materiais que podem ser reciclados.
“Esses contêineres, além da educação ambiental, também são promotores de empregos e fazem a nossa economia girar. A Cootracar é nossa parceira e, com este projeto, estamos construindo para uma cidade melhor, estamos cuidando de Gravataí e pensando no futuro das próximas gerações”, afirmou o prefeito.
Os locais escolhidos para receberem os primeiros equipamentos são regiões onde há recorrência de casos de descarte irregular. Nestes espaços há, inclusive, relatos de comerciantes contando que os clientes evitam passar pelas calçadas por conta dos sacos de resíduos recicláveis.
Para o titular da Sema Diego Moraes, é importante conscientizar a população sobre o tema. “Além da instalação destes equipamentos, a ação também contou com uma visita aos comércios locais, para, justamente, mostrar que a coleta seletiva é benéfica para toda a cidade”, avaliou.
Eduardo Müller, secretário de Serviços Urbanos, afirma que este é um projeto grandioso para a cidade, que vai dar uma grande contribuição para o município. “Se tivermos a adesão da população, temos tudo para continuar sendo exemplo para outras cidades. Este é, acima de tudo, um projeto social que busca unir a comunidade por um bem maior”, garante o secretário.
O presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente José Alberto Cariolatto Pinheiro, lembrou que uma coleta seletiva eficiente significa mais trabalho para o município e a garantia de que mais pessoas terão uma vida digna.
Fernando Silva, representante da Cootracar, disse que a cooperativa se alegra em participar deste projeto e que, junto aos novos contêineres, adquiridos pelo FMMA, a Cootracar entrará com um caminhão zero para tornar todo o processo mais ágil. “Isso vai gerar renda e emprego dentro da cooperativa e vai trazer mais benefícios pro município como um todo”, conclui.