A prefeitura de Gravataí tem intensificado as ações de prevenção e promoção à saúde em todo o município, em especial a vacinação contra a gripe. Uma importante ação está sendo realizada junto a instituições de ensino que contam com Educação de Jovens e Adultos (EJA), no turno da noite, com o objetivo de atingir um público que comumente não dispõe de tempo para acessar os serviços de saúde durante o dia ou a semana. As doses seguem disponíveis em todas as 30 unidades de saúde municipais.
“Nossas equipes seguem empenhadas em garantir a vacinação para toda a população. Com essa iniciativa, buscamos ampliar a assistência à saúde em ambientes escolares, com a atualização do esquema vacinal contra a gripe e demais doses que fazem parte do calendário de vacinação do adulto”, reforça o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Ontem, 1º, foi a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Áurea Celi Barbosa receber a atividade. E o frio intenso não foi um impeditivo para a imunização: na oportunidade, 25 doses foram aplicadas. No último mês, a instituição de ensino já havia recebido ação semelhante, quando foram aplicadas 40 vacinas, entre imunizantes contra a gripe, contra o HPV e contra a difteria e o tétano. O público-alvo são professores, funcionários e alunos da EJA, com horário das 18h às 21h.
Além disso, também já receberam ações de vacinação a escola municipal Nova Conquista e as escolas estaduais Frei Veloso e Tuiuti, com mais de 80 doses aplicadas. Em julho, as atividades seguirão no turno da noite para as escolas municipais Antônio Alves, Vânius Abílio dos Santos, Getúlio Vargas e Osório Ramos Corrêa.
Testagem rápida
Na oportunidade, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também leva testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Seguros, os testes são feitos em menos de 30 minutos e identificam infecções como HIV, sífilis e hepatites B e C – se necessário, as equipes também encaminham para o tratamento o mais rápido possível. Assim como a vacinação, a testagem rápida está disponível em todas as 30 unidades de saúde de segunda a sexta-feira à população.