Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Primeira fase da Nova Emergência SUS do Hospital Dom João Becker completa um ano com avanços no atendimento em Gravataí

IMG 9524

Há um ano, Gravataí recebia a primeira fase da Nova Emergência SUS do Hospital Dom João Becker (HDJB). Moderna, equipada com 20 novos leitos de observação e com investimentos da Prefeitura de Gravataí, a estrutura consolidou-se como mais um importante avanço para o sistema hospitalar do município. Nesse período, somando os atendimentos na parte entregue e na área que ainda será reformada, foram mais de 36 mil atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde.   

“Termos uma estrutura hospitalar como essa é motivo de orgulho para a nossa cidade. Sempre buscamos que as pessoas sejam bem atendidas, em especial nos cuidados hospitalares, à altura do que a população merece”, destaca o prefeito Luiz Zaffalon, lembrando ainda que a nova unidade tem qualificado a prestação de serviços à população de Gravataí e região.

Conforme o HDJB, a fase 1 da Nova Emergência SUS trouxe para Gravataí um novo paradigma no serviço de urgência no município. “A fase 1 permitiu ao Becker oferecer uma estrutura digna e condizente com a necessidade da população de Gravataí. Agora, estamos na expectativa de concluir totalmente a área”, comenta o diretor médico do HDJB, Fernando Issa. A fase 2 da obra está na fase de captação de recursos, e o objetivo é iniciar os trabalhos em 2025. “Mas para isso é preciso o apoio, não só do poder público, mas também de diferentes lideranças e organizações do nosso município”, complementa Issa.

Ao final da fase 2, a Nova Emergência SUS passará dos atuais 405 metros quadrados para 1.330 metros quadrados e de nove para 36 leitos (adultos e pediátricos), além de ampliar a quantidade de poltronas para aplicação de medicamentos (passando de seis para 13 unidades) e criar salas de apoio assistencial.

A entrega da Nova Emergência soma-se aos recentes investimentos e avanços realizados entre a Prefeitura de Gravataí e a Santa Casa na atenção hospitalar, a exemplo da duplicação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em 2021. De lá para cá, também houve a inauguração da Central de Endoscopia e da nova áreas de Ensino e Pesquisa para médicos residentes do hospital, assim como a qualificação das duas unidades de pronto atendimento (UPAs) existentes no município, que atendem milhares de pessoas todos os meses.

Garantia de prioridade para a execução da próxima fase

Em outubro deste ano, o vice-prefeito Dr Levi Melo e o secretário municipal da Saúde Régis Fonseca estiveram reunidos com a Secretaria da Saúde do RS (SES/RS) para tratar sobre a qualificação da estrutura hospitalar da cidade. No encontro, o governo do Estado tratou como prioridade a destinação dos recursos para a execução da próxima fase da Nova Emergência SUS do Becker. “Saúde é prioridade para o governo municipal. Trabalhamos de forma permanente para avançar e qualificar os serviços para melhor atendimento à população”, completa o vice-prefeito.



Total
0
Shares
Anterior
Corsan Aegea apresenta balanço anual e anuncia obras de abastecimento e esgotamento sanitário para 2025 em Gravataí
IMG 9522

Corsan Aegea apresenta balanço anual e anuncia obras de abastecimento e esgotamento sanitário para 2025 em Gravataí

Em encontro realizado na manhã desta quinta-feira, 26, no Centro Administrativo

Leia também...