Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Projeto de lei quer criar subprefeitura da Zona Norte de Cachoeirinha

35b4dee4 12e8 44d4 a95e a20cce5ea253

Com apenas 43,782 km, Cachoeirinha é o sétimo menor entre os 497 municípios gaúchos. No entanto, tramita na Câmara Municipal, um projeto de lei que propõe a criação da Subprefeitura da Zona Norte de Cachoeirinha, que terá como finalidade promover maior eficiência administrativa, descentralização dos serviços públicos e aproximação do governo municipal com os bairros mais afastados do Poder Executivo.

A sede da subprefeitura deve ser instalada na área que pertence à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, localizada na Rua José Antônio Lutzenberger, 220, Moradas do Bosque. A subprefeitura será coordenada por um coordenador indicado pelo prefeito Cristian Wasen (MDB), além de um núcleo técnico e administrativo de suporte à execução de serviços públicos.

O Projeto de Lei (PL) 48/2025, de autoria da vereadora Jussara Caçapava (Avante), que também é presidente da Casa, entra na pauta da Sessão da Câmara desta terça-feira (20). Caso seja aprovado em primeira discussão, precisará passar novamente pelo plenário. A justificativa da parlamentar para a instalação da unidade descentralizada de apoio à gestão pública é facilitar a execução de políticas públicas e melhorar o atendimento às demandas locais da população residente nas proximidades e naquela região.

O tema gerou muito repercussão nas redes sociais e meios políticos. Para o professor e funcionário da Prefeitura de Gravataí, Gilvan Andrade Teixeira, a instalação de uma subprefeitura é para cidades com bastante extensão de área e só serve para criar mais Cargos Comissionados (CCs) e Funções Gratificadas (FGs). “Criar sub prefeitura num município do tamanho de Cachoeirinha é assinar a incompetência administrativa do executivo e de seus 17 vereadores. Duvido que os vereadores aprovem, se bem que a maioria faz parte da base governista”, acrescenta.

CONCLUO: A criação de órgãos municipais é da competência exclusiva do prefeito. Como a administração é do Executivo, nas questões administrativas cabe aos vereadores como Legislativo, aprovar ou não as propostas do prefeito e fiscalizar.



Total
0
Shares
Anterior
Secretaria Municipal de Educação passa a atender no Centro Administrativo José Loureiro da Silva
IMG 3055

Secretaria Municipal de Educação passa a atender no Centro Administrativo José Loureiro da Silva

Uma das secretarias municipais mais procuradas pela população e que efetua mais

Próximo
É isso aí CHICO PEREIRA #EP929 Confira o programa de hoje, 15 de maio, É ISSO AÍ, com Chico Pereira
capa 929

É isso aí CHICO PEREIRA #EP929 Confira o programa de hoje, 15 de maio, É ISSO AÍ, com Chico Pereira

Leia também...