A prefeitura de Gravataí certificou na manhã desta segunda-feira, 30, alunos de duas turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vânius Abílio dos Santos que participaram do Projeto Pequenos Vigilantes, iniciativa que objetiva mobilizar as crianças em relação à construção coletiva de conhecimentos sobre higiene e segurança alimentar. Durante a ação, 37 alunos receberam o reconhecimento após os ensinamentos aprendidos com profissionais da equipe de fiscais da Vigilância Sanitária (Visa) de Gravataí.
“É muito gratificante promovermos essas ações informativas e educativas voltadas à consciência sanitária para a proteção e promoção da saúde. Assim, buscamos fazer com que as ações sejam conhecidas entre os alunos e estes possam propagar esses hábitos com seus familiares”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Durante três encontros, foram abordados temas relevantes para a saúde da população dentro da Visa e da Vigilância em Saúde (Viemsa), tais como: higiene correta das mãos, importância da observação dos rótulos dos alimentos e dos produtos de higiene pessoal, o trabalho desempenhado pela equipe de fiscalização e orientações voltadas ao combate à dengue.
Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), a ação também trabalha temas como validade e armazenamento dos alimentos. Além disso, os estudantes participam de uma visita técnica em um estabelecimento de alimentação – um supermercado -, onde conhecem, de forma prática, a realidade do trabalho que envolve a manipulação de alimentos.
“Desta forma, tentamos preparar estes jovens para se tornarem consumidores conscientes de seus direitos e deveres. Buscamos transmitir aos escolares os assuntos e procedimentos da legislação sanitária de forma prática e divertida, assim como fazer com que as ações de vigilância sejam conhecidas. A partir da educação do pequeno cidadão, fornecemos recursos para que estes se tornem pequenos vigilantes”, explica Fabiane Greve, médica veterinária fiscal do Núcleos de Alimentos da Visa.
Pequenos Vigilantes
Gravataí aderiu ao Projeto Pequenos Vigilantes em 2014. Desde então, já foram realizadas seis edições (2014, 2015, 2019, 2022, 2023 e 2025), em seis diferentes instituições de ensino – Emef Cincinato Jardim do Vale, Emef Santa Madalena, Emef Farroupilha, Emef Rui Ramos, Emef Professor Adriano Ortiz Corrêa e, agora, Emef Vânius Abílio dos Santos. Fabiana explica que há a pretensão de realizar uma segunda edição do programa ainda este ano no município. A seleção das escolas ocorre em reunião entre a Viemsa e representantes da Smed.




